O que um bom site de advocacia precisa ter?
No post anterior vimos pontos importantes sobre o Código de Ética da OAB, ou seja, como escritórios de advocacia podem se promover e realizar publicidade sem manchar os princípios da profissão.
Concluímos que criar um site e promover conteúdos valiosos é a melhor saída e as vantagens são grandes, uma vez que você se aproxima de um possível cliente ou mantém relacionamento com outros que já trabalhou anteriormente.
Um estudo divulgado pelo site americano Adweek mostrou que 81% das pessoas fazem pesquisas constantemente na internet. O artigo ainda concluiu que 60% dos consumidores iniciam suas buscas com um mecanismo de pesquisa antes de dirigir-se a um site específico.
Obviamente que um escritório de advocacia não terá uma loja online onde os serviços estarão ofertados, mas isso não quer dizer que não deva ter presença profissional na internet, nem o site, quando elaborado, seja feito de qualquer modo.
É importante considerar que, num contato inicial com um provável cliente, a impressão causada pelo site do escritório de advocacia pode impactar positivamente afinal, dificilmente alguém negocia com uma empresa sem antes visitar o site.
Mas você pode se perguntar: por que criar um site para escritórios de advocacia?
- Obter mais clientes: é o primeiro motivo pelo qual advogados e escritórios criam sites institucionais. Além de ser um recurso poderoso para iniciar o relacionamento com cliente, serve para divulgar os serviços oferecidos.
- Ganhar posições no Google: Como dissemos no início do post, as pessoas pesquisam na internet antes de entrar em algum site. O Google ultrapassa a incrível marca de 3 bilhões de pesquisas diariamente. Você precisa estar nos resultados da pesquisa para que as pessoas te encontrem. É claro que isso não acontece de uma hora para outra, e depende de uma boa estratégia de SEO, o que inclui um bom site, entre outros fatores.
- Divulgar conteúdo: Com um bom conteúdo, as chances do seu site ser ranqueado melhor no Google aumenta e, consequentemente, possíveis clientes vão encontrar o seu escritório. Além disso, você ganha reconhecimento naquele nicho em específico.
- Destacar seu escritório: O site é seu cartão de visitas mais poderoso, pois é o ambiente ideal onde compartilhará informações sobre a sua área de atuação, quais suas qualificações, os métodos de trabalho e os valores morais que você segue.
- Criar relação com seu cliente: Um site bem feito traz benefícios importantes, como por exemplo, iniciar uma relação duradoura com um cliente ou manter contatos antigos, que podem recomendar o seu site para terceiros.
Como se destacar entre os melhores sites de escritórios de advocacia?
É um engano pensar que lançar um simples sites na internet e atualizar as redes de vez enquanto trará retornos em negócios.
A internet é hoje uma aliada importante e imprescindível para que escritórios de advocacia e advogados autônomos apareçam na mídia e divulguem seu trabalho.
Mas como construir um site impactante para ser notado positivamente? O que um bom site precisa ter? Confira algumas dicas abaixo.
- Design moderno: Certamente o conteúdo conta mais pontos do que aparência. Entretanto, uma vez que você está na internet, precisa se destacar dos demais e reter a atenção do cliente. Um design clean, bem organizado e dinâmico irá segurar seu possível cliente mais tempo em seu site. Portanto, não deixe de investir no visual para causar uma boa impressão.
- Site responsivo: No Brasil, mais de 50 milhões de pessoas acessam a internet por mobile diariamente. Aproveite a tecnologia e invista em seu site para que ele seja responsivo, ou seja, compatível com as telas de celulares, sem perder a qualidade de resolução. Vale ressaltar que o Google ranqueia sites responsivos.
- Atualização de informações: Pense com cuidado onde colocará as informações do seu site e elabore textos com qualidade e padronizados. As imagens que utilizar também devem ser nítidas e bem escolhidas para impactar seu cliente. Sempre que houver alguma mudança na equipe ou qualquer setor de seu escritório, não esqueça de atualizar as informações. Sites desatualizados são ruins para a usabilidade do cliente e fazem com que você perca posições no Google.
- Informação de valor: Provavelmente, seu provável cliente irá procurar qual a especialidade do seu escritório. Certifique-se de que tal informação esteja numa área importante do seu site e que seja encontrada com facilidade pelo usuário.
- Crie um blog: Reserve uma página do seu site para criar conteúdos. Divulgue informações que os clientes procuram, tire dúvidas, coloque entrevistas, vídeos e artigos. Além de tornar seu site como referência no assunto, poderá ganhar destaque nos mecanismos de pesquisa. É uma excelente ferramenta educativa, mas não deixe de atualizar frequentemente seu blog.
- Depoimentos de clientes: De acordo com a renomada revista americana Entrepeneur, a maioria (92%) dos consumidores confia mais em recomendações de produtos feitas por indivíduos do que por marcas. Divulgar a opinião dos clientes dará credibilidade ao seu escritório de advocacia. Reserva uma espaço para isso.
- Informações de contato: Não esqueça de incluir os contatos principais. Coloque links para suas redes sociais, e-mail, telefone e endereço. De nada irá adiantar os itens citados acima se os seus clientes não conseguirem entrar em contato com você.
Outras características para realizar um up-to-date em seu site
Consideramos importante falar também sobre as características mais específicas que sites de escritórios de advocacia devem ter.
Por isso, separamos 4 características para aqueles que desejam estar sempre atualizados e na frente da concorrência.
01 – Institucional
Já dissemos em uma publicação anterior que o advogado não pode vender seus serviços, nem divulgar os valores cobrados ou ainda realizar qualquer tipo de promoção abusiva.
Por esse motivo, o site do seu escritório será, invariavelmente, institucional. Portanto, fale sobre a corporação, os funcionários que fazem parte, áreas de atuação, assuntos relevantes do mercado para os clientes e os contatos.
02 – Aparência
Na advocacia, você não irá vender algo. Geralmente, imagens são fundamentais e ajudam em persuasão e, consequentemente, gera conversões.
Contudo, com tantos recursos disponíveis atualmente, é possível ousar e fazer um site diferenciado dos demais.
Uma excelente dica de criação é utilizar fotos em tamanho grande, que peguem toda a tela, e explorar efeitos de transição entre as elas. Atenção: evite imagens clichês no site, ou seja, aquela com balança jurídica, martelo e afins.
03 – Humanizado
As pessoas que trabalham em seu escritório de advocacia são os principais recursos. Portanto, nada melhor do que reservar um espaço para destacar e promover seus funcionários.
Coloque fotos reais dos profissionais de seu escritório, pois traz mais conforto ao cliente que visita.
04 – Autoridade
Espera-se que um escritório de advocacia tenha propriedade em retratar e abordar sobre aqueles temas que trabalham no dia a dia.
Sendo assim, é fundamental expor esse conhecimento, mostrando a forma de trabalho do escritório, as áreas de atuação do direito e, ainda, ter um site traduzido para outras línguas, principalmente para os escritórios que lidam com empresas multinacionais.
05 – Oportunidade
Se quiser atrair profissionais para seu escritório, não esqueça de incluir no site uma página para currículos. Essa pode ser uma estratégia interessante para captação de novos advogados, ou indivíduos com perfil para atuar em outros segmentos.
Além disso, oportunidades de emprego podem trazer mais visitas ao seu site e, geralmente, as pessoas fazem recomendações, caso exista oportunidades de contratação.
Depois da leitura que pode trazer novos insights para seu escritório de advocacia, fica a recomendação para que você faça uma análise de como está o seu site. Seja crítico e realize observações pertinentes.
Atualize, crie um website caso ainda não tenha ou refaça o site do seu escritório.
Conheça 5 sites estrangeiros de sucesso para se inspirar:
O site bem atrativo e intuitivo aproxima clientes mais jovens e atrai advogados para melhor conhecimento do Direito.
O slogan do site transmite essa mensagem com o título “Legal made simple” ou algo parecido com “Facilitando o Direito” — numa tradução para o português.
O visual é moderno, faz links para as redes sociais e permite ao cliente entrar em contato.
A estratégia do site é bem inteligente. Com imagens mais realista, o objetivo é fazer com que o cliente se identifica com certas situações e se sinta mais seguro ao encontrar uma solução para o problema.
O site apresenta uma opção de chat em tempo real. Outro ponto chamativo é a parte reservada para depoimentos, trazendo mais credibilidade e transmitindo mais confiança
Esse website tem uma ideia semelhante do citado anteriormente: chega a ser mais próximo do cliente e atrativo, porém com um aspecto mais empreendedor, trazendo uma ideia de eficácia.
O site reserva uma parte para destacar o blog, serviços e depoimentos de clientes.
O site traz uma postura de seriedade, mas é um ótimo exemplo de como organizar com facilidade informações mais relevantes. Os serviços são descritos de maneira bem objetiva, transmitindo bastante credibilidade para quem acessa.
Visualmente, o site é agradável e explora o uso de imagens. A transição de página e efeito de movimento nas imagens resultam num layout leve para navegar. A linguagem é direta e mostra facilmente como encontrar as soluções que o cliente procura.
4 exemplos brasileiros para se inspirar
A principal característica é o moderno, bonito e intuitivo. O site em questão é responsivo, ou seja, mantém a qualidade visual mesmo que for acessado em tablets ou mobile.
Rapidamente é possível saber qual a especialidade do escritório. Além disso, os contatos para que os clientes possam entrar em contato está no topo.
Aparentemente é um website simples, mas as imagens claras e com efeito de transição dão uma toque diferente no design. O escritório reservou um espaço especial para destacar as notícias mais recentes.
Para destacar, inseriu um formulário para que o cliente entre em contato no final da página.
Diferentemente dos anteriores, o destaque não vai para as área de atuação, mas sim para a assinatura de newsletter, método muito interessante para manter relação e captar novos clientes.
O site é responsivo e também destaca o conteúdo, trazendo notícias recentes.
É um site bem estruturado e completo. sua atenção está voltada para o usuário, que pode solucionar as dúvidas logo no início. Os conteúdos disponíveis estão divididos em categorias, facilitando filtrar as informações buscadas.
Esse site de nicho também é responsivo e serve de modelo para utilizar estratégias de marketing digital em escritórios de advocacia.