O markerting de influência ganha cada vez mais força no mercado. O profissional de assessoria de imprensa sabe dos desafios da área e entende que, mesmo em um universo diferente, o bom relacionamento é a chave do sucesso para qualquer área. Afinal, é preciso criar laços de confiança com o nicho e gerar engajamento para alcançar novos caminhos para seus assessorados.
O que é o marketing de influência?
Marketing de influência é uma abordagem de marketing que consiste em praticar ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais clientes de uma marca. Como benefício, os influenciadores interferem nas decisões de compra dos clientes a favor de uma determinada marca. Isso acontece porque os influenciadores estabelecem uma relação de confiança com seus públicos.
Com o avanço da internet, pessoas que até então eram anônimas, começaram a utilizar canais digitais para influenciar outras pessoas por meio da criação de conteúdo. Esse movimento ganhou força no mercado e se tornou tendência nos últimos anos.
A originalidade e a legitimidade da conversa são a fortaleza dos influenciadores digitais. É com base nisso que eles conseguem criar relações fortes com seus públicos e transmitir mensagens comerciais mescladas com conteúdo editorial sem que as pessoas se sintam invadidas. E, mais importante ainda, sem o marketing de interrupção.
O papel do assessor de imprensa
Dentro do universo da comunicação, o assessor de imprensa trabalha com diversas áreas de atuação e o marketing de influência é uma delas. Mas antes de começar, é preciso entender o tom e a relação entre o influenciador e o público.
Por meio disso, é possível estabelecer um plano de comunicação que encaixe o perfil do assessorado/marca com os interesses traçados. Afinal, antes de estabelecer qualquer comunicação é necessário realizar os requisitos essenciais: analisar o histórico, as fraquezas e os pontos fortes, concorrentes e as últimas atualizações do mercado de atuação.
Principais funções de um assessor de imprensa:
Desenvolver estratégias junto aos jornalistas:
O profissional de assessoria de imprensa deve manter um bom relacionamento com os jornalistas. Assim, fica mais fácil definir os principais veículos-alvo, editorias e segmentações. Assim, é mais fácil selecionar os melhores assuntos e enviá-los ao jornalista para publicação nos veículos de imprensa.
Follow Up:
A estratégia costuma ser aplicada pelos assessores em relação à distribuição de releases para a imprensa. O objetivo é acompanhar o processo de andamento do material. O contato com os jornalistas pode ser efetuado antes de enviar o conteúdo e após o envio.
Clipping:
Estar atento ao que é falado por jornalistas, influenciadores e público é vital na gestão de uma empresa. Por isso, o clipping é um importante componente na atividade de assessoria de comunicação e relações públicas.
Gerenciar crises:
Cada vez mais organizações em geral têm percebido a importância de estar presente na mídia, divulgando ações de interesse de seus diferentes stakeholders. Nos momentos complicados, o profissional de assessoria de imprensa que será responsável por gerir e controlar os impactos da imagem do assessorado.
Fortalecer e ampliar a visibilidade da marca:
As ações de Assessoria de Imprensa visam à construção – e manutenção – da reputação de uma empresa e/ou marca. Nesse sentido, a prioridade do trabalho de relacionamento com os jornalistas deve ser pautada por fatos, dados e notícias que favoreçam a imagem e os projetos da sua instituição.
Como aplicar o marketing de influência em assessoria de imprensa?
Na hora de desenvolver um plano estratégico para empresas ou influenciadores, o assessor deve avaliar se realmente o marketing de influência é uma ação necessária para o cliente.
Logo após, definida a estratégia, é preciso priorizar a qualidade do conteúdo junto a periodicidade das campanhas e ações. Isso porque, não adianta ter uma boa quantidade de pessoas e isso não causar um bom engajamento. O ideal é que, mais que maioria dos seguidores tenham acesso ao conteúdo desenvolvido.
É preciso criar uma relação entre o assessorado, o público que ele atrai e a mídia. Ou seja, a imagem aqui é tudo. Se um influenciador/marca não zelar pela sua reputação e não segmentar sua audiência, é bem provável que ele não alcance o resultado esperado.
Monitoramento completo
em redes sociais
Fique por dentro do que está acontecendo nas redes sociais e saiba o que as pessoas estão dizendo sobre produtos, tópicos, marcas e muito mais.
Neste caso, o assessor de imprensa deve procurar as melhores estratégias para maximizar a imagem do assessorado e contribuir parcialmente para a divulgação da imagem dele.
Para isso, além de manter o bom relacionamento e estar atento as tendências do mercado é preciso: focar a interação com o público, manter a periodicidade das postagens, utilizar os stories e vídeos para aproximar a relação e sempre procurar parceiros de divulgação.
Por que uma assessoria de imprensa deve investir em Marketing de influência?
Uma das principais vantagens de utilizar o poder do marketing de influência no plano de ação da assessoria digital é o potencial de audiência que os influenciadores conseguem entregar.
Isso porque, se for desenvolvido um planejamento organizado e um cronograma que não foge da sazonalidade, o retorno positivo é quase certo. Isso é ótimo para realizar parcerias em campanhas pontuais de marcas, eventos e ações que conversem com o nicho
Outro benefício de criar laços de parceria com influenciadores digitais é a confiança que a marca começa a ter. Assim, é muito mais fácil vender a ideia ao público.
Canal de comunicação humanizado
A responsabilidade de utilizar um canal de comunicação com influenciadores é gigante. O digital influencer só vai mostrar ao público os produtos em que vê valor e acredita que vão ser úteis para a audiência. O que reforça a importância de escolher pessoas alinhadas com os valores da marca.
Por meio de parceiras, é possível potencializar a divulgação da marca assessorada, convencer novos clientes e manter o engajamento do público-alvo. É nesse momento que o profissional de assessoria de imprensa, deve aproveitar o momento para absolver os retornos e traçar estratégias mais direcionadas e efetivas.
Mensuração de resultados
Para um assessor de imprensa, nada melhor do que por uma campanha no ar e poder acompanhar os resultados com precisão de detalhes. E o com o marketing de influência isso é possível.
É claro que vai depender da campanha, mas com a ideia pronta e o plano bem traçado entre as partes, fica muito mais fácil mensurar resultados. E isso só é possível graças as diversas possibilidades que as redes sociais entregam.
Então, caso a ação seja montada pelas redes sociais, existem ferramentas que podem mensurar com facilidade e entregar relatórios completos. Assim é possível acompanhar detalhadamente o andamento da ação.
Quais atividades o assessor pode fazer?
Criar campanhas para o público
Um bom influenciador não vive apenas de convites. Deve também representar sua força no engajamento com o seu público. Na verdade, para alguns, isso funciona como uma “recompensa” para o seguidor. Se atingido tal número de acesso ou seguidores, por exemplo, pode ser realizado um sorteio, uma live de interação ou eventos que unem outros influenciadores para o desenvolvimento de um conteúdo especial. E o assessor deve estar por trás de todo esse processo. Do planejamento a execução.
Gerenciar as redes sociais
No online, é crucial manter-se atento aos números e engajamento das ações. Mensurar os resultados deve ser um processo natural que precisa ser feito diariamente. Neste caso, utilizar um software para monitoramento dos canais pode facilitar o processo e entregar números mais detalhados, revelando o que está dando certo ou errado.
Em meio a tudo isso, existem algumas demandas que devem ser consideradas no dia a dia do assessor:
- Planejar as estratégias que serão abordadas (editorias, formatos, cores, design, etc.);
- Desenvolver um cronograma de postagens;
- Revisar todos os textos e artes do influenciador;
- Dirigir e editar os vídeos;
- Pensar em estratégias de divulgação;
- Direcionar o conteúdo conforme as necessidades do mercado.
Procurar anunciantes
Dependendo do nicho do assessorado, é de extrema importância que o profissional a frente da estratégia negocie constantemente com marcas que se relacionem com o público/assunto do influenciador. Isso passa credibilidade e fortifica a imagem para o público. Os seguidores utilizam essas campanhas como referência para aquisição de novos produtos.
Manter boas parcerias
Seguindo a mesma estratégia do tópico anterior, é crucial estar inserido nos acontecimentos que bombam no dia a dia. Receber materiais para divulgação, convites para eventos importantes ou participações em campanhas de lançamento.
Concluindo…
O Marketing de influência é uma nova forma de olhar para o mundo da comunicação. É uma estratégia que precisa estar adequada e incorporada nos projetos de uma assessoria. Portanto, antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente os objetivos a serem traçados com a campanha. Com o objetivo definido, fica muito mais fácil mensurar resultados.
Este conteúdo foi publicado originalmente em 21 de outubro de 2021 e vem sendo, desde então, atualizado e enriquecido com frequência.