Assessoria de imprensa e assessoria de comunicação — Ascom — apesar de seres dois termos bem semelhantes, têm atividades diferentes dentro de agências e organizações e, constantemente, geram dúvidas para muitas pessoas da área.
A assessoria de imprensa administra a divulgação de informação entre um cliente, produto, empresa e o público. Na prática, é possÃvel que a diferença nem seja tão perceptÃvel. Mas é importante ressaltar que ambas desenvolvem um papel fundamental, que vai além de apenas cuidar da imagem do cliente ou produto especÃfico. Vamos ver então algumas diferenças:
Assessoria de imprensa:
A assessoria de imprensa é formada por jornalistas, cujo objetivo está em lidar com o processo da informações, mantendo contato direto com repórteres e veÃculos de comunicação em geral — rádio, televisão, impresso —, além de estar por dentro de atividades, eventos, projetos, elaborar releases e sugerir pautas que podem servir de notÃcia para a mÃdia.
O papel do assessor é amplo e fundamental para toda a organização, uma vez que também dão orientações valiosas sobre como os executivos e funcionários devem se relacionar com a mÃdia. Como a função principal é a divulgação, precisam estar com o mailing atualizado.
Falamos sobre o mailing imprensa e sua importância em outros post. Para ler basta clicar aqui.
Assessoria de comunicação:
Diferentemente da imprensa, a assessoria de comunicação é representada por profissionais de marketing, publicidade e propaganda, relações públicas e jornalistas. Pelo fato de a equipe ser mais robusta, entende-se que o trabalho seja mais complexo também.
Além de conhecerem detalhadamente sobre o produto ou cliente, devem realizar funções da assessoria de imprensa tradicional e saber quais são os pontos positivos e negativos da empresa. Com os dados e resultados, devem ainda apresentar alguma ideia de solução.
A assessoria de comunicação precisa ser o facilitador de relacionamento entre a empresa e a mÃdia, por meio da divulgação dos acontecimentos. De acordo com a jornalista Clarice Pereira, especialista em Marketing pela ESPM, um trabalho de comunicação bem feito zela pela imagem institucional, além de outros benefÃcios.
“Os benefÃcios advindos desse relacionamento valem o esforço, com maior aceitação de suas atividades. Até mesmo o trabalho dos colaboradores dessas organizações melhora, pois a comunicação tem a capacidade de mudar cenários até então imutáveis. Serve como ferramenta para a conquista de credibilidade junto ao seu público-alvo e possibilita o contato com formadores de opinião”, afirma Clarisse em entrevista ao site administradores.com.
Veja outras tarefas do assessor de comunicação:
- Estar por dentro das ações do setor de Recursos Humanos;
- Manter contato e realizar follow-up com todos os veÃculos midiáticos nos locais que mais têm retorno para a empresa;
- Direcionar corretamente as informações para os diversos públicos que abrange na comunicação interna e externa;
- Elaborar campanhas e propagandas para veiculação midiática, respeitando os critérios de cada meio;
Jornalistas multitarefas:
Não é nem um pouco raro — aliás, é comum — as assessorias de imprensa exercerem o papel da assessoria de comunicação. Com essa nova ideia do profissional 4.0 de ser capaz de executar diversas tarefas tornou-se comum ver jornalistas sendo responsáveis por setores de outros comunicadores em empresas, instituições privadas e órgãos públicos.
Concluindo…
Não há nada de errado com isso, desde que sejam remunerados de acordo com as tarefas que executam. Acontece que existem jornalistas que se incomodam demais com isso. Ou seja, se essa diferença não estiver clara para o profissional, ele será prejudicado e as empresas ficarão mal acostumadas, querendo pagar menos para um profissional de outra área realizar multitarefas. Todos os jornalistas, donos de empresas e agências e profissionais de comunicação no geral devem saber e compreender claramente as diferenças entre assessoria de comunicação e assessoria de imprensa.
Este artigo foi publicado em 13 de junho de 2018 e vem sendo constantemente atualizado e desde então.