Assessor: o perfil ideal para entregar content e inbound marketing
Os assessores de comunicação são os profissionais mais indicados para content marketing — e, por consequência, inbound. A produção de conteúdo tem familiaridade com o jornalismo, mesmo background da assessoria. Diferentemente da publicidade, em content marketing, o conteúdo tem caráter informativo ou educativo, e não propagandístico.
Um dos casos mais emblemáticos de content marketing do Brasil é a revista de bordo da Latam (antiga revista da TAM). Com teor jornalístico, a publicação não apenas gera brand awareness como também gera receita para a companhia aérea. É um veículo de comunicação com o formato clássico. Não por acaso, a brasileira New Content, que produz a revista, foi eleita em 2015 a melhor agência de content marketing do mundo.
Entre empresas B2B, um exemplo clássico é a francesa Schneider Eletric, cuja universidade — com aulas gratuitas — já formou mais de 180 mil profissionais ligados a construção civil, engenharia elétrica e áreas afins. Com esse ativo em mãos, transformar o público em clientes é uma questão de operação do marketing digital.
Perceba, então, que content marketing é uma abordagem de marketing que coloca o conteúdo no centro da operação. E é complementado por inbound marketing, que tem mecanismos de conversão de audiência em vendas.
Habilidades requeridas
Departamentos e agências de comunicação e marketing que abraçam o content e o inbound como uma das suas atribuições precisam montar uma equipe que tenha as habilidades a seguir.
#1 Redação impecável
Escrever bem é a habilidade básica e indispensável. Segundo o Content Marketing Institute, os profissionais responsáveis por redação precisam escrever textos de fácil leitura, que simplifiquem conceitos complexos.
Precisam, ainda, ter a habilidade de fazer boas transições de um tópico para o outro e tirar conclusões consistentes. E, claro, devem ter repertório vasto e, preferencialmente, estilo de texto característico.
#2 Produção de bons títulos
De cada dez pessoas que leem o título, somente duas clicarão para ler o texto. Por quê? Em parte, porque os títulos não “vendem” o texto. Títulos bons contam o fim do filme e os redatores precisam ser capazes de criá-los com excelência.
#3 Especialização e pesquisa
Há concorrência acirrada pela atenção do usuário. Isso acontece porque há mais conteúdo sendo produzido do que consumido — fenômeno batizado de content shock. Por isso, conteúdos superficiais ou mal produzidos não têm chance de sucesso.
Redatores precisam ser capazes de entregar conteúdo com profundidade por uma simples questão de sobrevivência no mercado. Isso demanda a capacidade de se especializar em determinados assuntos.
Muitas vezes, cabe ao redator escrever sobre temas que não domina. Nesses casos, sua capacidade de pesquisar e fazer curadoria de conteúdo funcionará como uma salvação.
#4 Distribuição
No passado, jornalistas eram especializados não apenas em um tema, mas também em uma mídia. Havia o jornalista de economia de jornal. Ou o jornalista de esportes de rádio. Já não funciona mais assim nas redações — muito menos nas empresas. Produzir conteúdo para multicanais é uma habilidade tão importante quanto operar canais e formatos variados — texto, áudio, vídeo, imagem, eventos.
Isso inclui, portanto, ter a capacidade de rapidamente aprender a usar ferramentas online — em suas opções pagas (ads), inclusive. É preciso ser autodidata ou, no mínimo, ter facilidade para aprender por meio tutoriais.
#5 SEO
Levar o conteúdo ao público representa metade do trabalho de distribuição. A outra metade é ser encontrado por ele via Google, Bing e outros motores de busca. SEO é um trabalho em parte técnico e em parte de conteúdo. Ao redator, cabe entender os princípios essenciais de funcionamento do Google. E, assim, preparar o conteúdo para que seja encontrado.
#6 Fluência em números
Toda a produção de conteúdo só se justifica se houver resultados reais. A empresa precisa saber exatamente que benefícios esperar do conteúdo — brand awareness, posicionamento, leads, vendas ou qualquer outro resultado que julgar importante.
O time de comunicação e marketing, por sua vez, precisa converter audiência em resultado. Nesse aspecto, é preciso conhecer bem os indicadores das técnicas disponíveis no mercado — em especial, social media marketing e inbound marketing.
#7 Atenção a UX
Produtores de conteúdo não precisam ser especialistas em experiência do usuário (UX), mas precisam ter uma boa noção dela. Isso significa entender o conjunto formado por conteúdo, design, conversões, busca e temas relacionados.
Takeaways
- Content marketing é um trabalho para profissionais de comunicação corporativa. Não é para publicitários. O conteúdo precisa ter alta qualidade e ser complementado por técnicas como SEO, redes sociais etc.
- Além da produção de conteúdo, é importante dominar as principais ferramentas de conversão de audiência em resultados, como inbound marketing, social media e outras.