O papel do assessor de imprensa está diretamente ligado à reputação e construção da imagem de uma determinada empresa. Para garantir ao assessorado uma posição de referência no mercado de atuação, a produção de conteúdo relevante faz parte da estratégia de comunicação para gerar visibilidade na mídia.
Há uma série de fatores por trás da construção dos releases. Na hora de produzir uma pauta, por exemplo, o assessor precisa levar em consideração a linha editorial do veículo de comunicação. Além disso, precisa entender o que cada jornalista espera do assessorado enquanto marca e que tipo de conteúdo tende a ser mais relevante para as redações.
Com a personalização na produção dos releases, podemos associar o trabalho dos assessores de imprensa como a velha função dos pauteiros dentro das redações jornalísticas. Que, por causa da crise na imprensa, tornou-se cada vez mais escassa.
Função do pauteiro nas redação jornalistica
A função dos pauteiros dentro de cada redação é justamente acoplar os principais fatos ocorridos diariamente. Após reunir os acontecimentos mais relevantes, há uma definição de pautas que serão abordadas em cada edição dos jornais. Atualmente, na ausência deste profissional, a missão tem sido destinada à chefes de reportagem e editores.
Com a ausência de uma pessoa cobrindo essa função, o espaço para atuar como pauteiro se abriu para os assessores de imprensa. Por isso, produzir releases exclusivos pensando com a cabeça do veículo em si é uma porta para cobrir a lacuna na redação.
Função do assessor de imprensa como pauteiro
O segredo para atuar como pauteiro não está direcionado à produção massiva de conteúdos. O objetivo não é criar materiais genéricos, a fim de atingir o máximo de veículos. Pelo contrário, construir um release personalizado e direcionado à linha editorial, tende a gerar resultados mais expressivos para os assessorados.
Densidade da sugestão de pauta
Mais do que produzir releases, a missão do assessor de imprensa, atualmente, é criar notícias. Vale ressaltar o resultado pesquisa realizada pelo Comunique-se sobre as preferências dos jornalistas de redação. Questionados sobre quais fatores são levados em consideração na hora de aproveitar ou não uma determinada pauta, a “densidade” do conteúdo foi apontada com um dos principais elementos positivos para um jornalista publicar o release.
Conteúdo exclusivo
Conforme destacamos acima, produzir uma notícia específica para um determinado veículo é fator crucial neste novo modelo. E a pesquisa traz a confirmação para tal afirmação. Jornalistas tendem a aceitar uma sugestão de pauta quando têm ciência de ser uma informação exclusiva. Na prática, produzir releases personalizados e direcionados para os veículos certos trazem um retorno maior com relação ao envio em massa e genérico de pautas.
Opinião de profissionais da área
Carolina Corrales
Gerente de relações públicas da Samsung no Brasil e finalista do Prêmio Comunique-se 2019 na categoria ‘Profissional de Comunicação Corporativa’, Carolina Corrales falou acerca do seu relacionamento com os profissionais de imprensa. “Meu trabalho é entender de fato o que o jornalistas precisam da Samsung enquanto marca. Não somente agendar entrevistas. Mas, pensar: que tipo de conteúdo vai ser legal para aquele jornalista, aquela redação”, afirma a RP.
Confira o vídeo de entrega do kit de finalista para Carolina Corrales.
Diego Viñas
Assessor de imprensa do Reclame Aqui e também finalista do Prêmio Comunique-se 2019 na categoria ‘Profissional de Comunicação Corporativa’. Diego Viñas vai pelo mesmo caminho. Questionado sobre o assessor de imprensa ter a função de pauteiro nas redações, ele não hesitou. “Quando escrevo, me baseio nos primórdios do jornalismo, algo com utilidade pública. Levo em consideração a linha editorial do veículo para produzir as pautas. Ter atuado como jornalista de redação me ajuda bastante nesse processo”.
Confira o vídeo de entrega do kit de finalista para Diego Viñas.
Conclusão:
Sem dúvidas, cada vez mais o assessor de imprensa tem que pensar como pauteiro. Não basta escrever releases sem levar em consideração a linha editorial do veículo e o que é uma notícia relevante para determinado veículo ou não.
Com a escassez do cargo nas redações, o espaço para os profissionais de comunicação corporativa assumirem a função está aberto. Produzir conteúdo relevante e personalizado é o caminho para alcançar resultados expressivos com a visibilidade na mídia.
Este artigo foi originalmente publicado em 8 de outubro de 2019 e vem sendo constantemente atualizado desde então.