Conheça 6 cursos online gratuitos sobre comunicação e marketing. Os conteúdos abordam produção orgânica, paga e mensuração de resultados
Com a pandemia causada pela covid-19, a humanidade precisou adaptar formas de trabalho e de aprendizagem. No entanto, aos poucos, as coisas estão retornando ao normal. E algumas mudanças impostas pelo isolamento social vieram para ficar, como é o caso de empresas que irão manter o modelo home office mesmo após o fim da crise de saúde. E assim como o modelo remoto de trabalho ganhou força, o ensino virtual também. Por isso, neste artigo, listamos 6 cursos online gratuitos sobre comunicação e marketing.
1. Google Ads
Ao fazer uma pesquisa no Google, você deve ter se deparado com anúncios na primeira posição. E isso acontece pois alguma palavra-chave que você pesquisou ativou a propaganda. E tudo isso acontece com o Google Ads — principal ferramenta de anúncios na internet.
O Google Ads leva o anúncio certo, para a pessoa certa e em um momento oportuno. Além da rede de pesquisa, que é o caso do exemplo citado anteriormente, também existe a rede de display e os anúncios no YouTube. O display nada mais é do que imagens de anúncios que aparecem quando você está navegando por sites parceiros do Google. O anúncio no YouTube também é amplamente utilizado e conhecido. São os vídeos que aparecem antes e durante as exibições da plataforma.
O Google oferece cursos gratuitos para dominar todos os tipos de anúncios. E o melhor de tudo é que ainda gera uma certificação, que é válida por 1 ano.
2. Inbound Marketing
Oferecido pela HubSpot Academy, o curso gratuito de inbound marketing traz temas pertinentes aos profissionais que atuam com criação de conteúdo na web. O conteúdo abrange diversas técnicas de inbound marketing, como a criação de conteúdo, promoção de conteúdos nas mídias sociais, conversão e estimulação de leads, além de outras táticas utilizadas nessa estratégia.
O curso é composto por doze aulas, que abordam os quatro estágios da metodologia inbound marketing. É uma oportunidade para aprender e começar a criar a sua estratégia, além de garantir mais uma certificação.
Acesse o curso clicando aqui.
3. Google Analytics
De nada adianta aprender diversas estratégias no marketing digital, se não conseguir mensurar as ações. Por isso, para profissionais de comunicação, é fundamental ter conhecimento — mesmo que seja mínimo — sobre Google Analytics.
A Analytics Academy, que é administrada pelo Google, ajuda a entender como funcionam as ferramentas de avaliação da empresa. O intuito é facilitar a vida dos profissionais de comunicação, visando a expansão dos negócios por meio da coleta e análise de dados inteligentes. Os cursos também oferecem certificação.
4. Facebook/Instagram Ads
Assim como o Google, o Facebook também possui uma plataforma voltada para cursos que se aplicam em suas ferramentas, o Blueprint. Por lá, são oferecidos mais de 90 cursos de eLearning para ajudar profissionais de comunicação a desenvolver as habilidades necessárias e com isso elevar os resultados.
O curso em questão que iremos tratar é sobre publicidade online. Assim como o Google Ads, existe o Facebook Ads — que leva anúncios também para o Instagram. Diferente do exemplo citado no primeiro tópico deste artigo, os anúncios no Facebook são em formato de publicação no feed e no story. Os conteúdos disponíveis ensinam desde vender produtos onlines na rede social, anunciar e até monetizar o conteúdo — que se aplica no caso de influenciadores digitais. Assim como os anteriores, oferecem certificação.
Acesse o curso clicando aqui.
5. Marketing de conteúdo
Oferecido pela Rock University, traz em seu conteúdo estratégias para engajar o seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e leads por meio da criação de conteúdo relevante. O material auxilia desde a estruturação da persona do negócio, até melhores práticas para a elaboração de conteúdos como e-mail marketing, blog posts e posts para as mídias sociais.
Ao finalizar o conteúdo, é preciso fazer uma prova de 70 questões em até 1h30. Caso atinja 70% de acerto, é gerado um certificado nominal válido por 2 anos.
Acesse o curso clicando aqui.
6. SEO para Profissionais de Comunicação
Oferecido pelo Grupo Comunique-se, por meio da Academia Comunique-se, este curso possui três aulas, que totalizam aproximadamente 28 minutos. Ao longo de menos de meia hora de aprendizagem, você perceberá a importância das técnicas de SEO ao trabalhar a comunicação de uma empresa, bem como identificar as necessidades do seu conteúdo e como otimizá-lo.
O seu conteúdo digital concorre com muitos outros. E o Google é uma importante fonte de acesso a ele. Ou você investe pesado em anúncios para se destacar, ou se destaca por relevância de conteúdo — usando técnicas de SEO. O curso também oferece certificação gratuita.
Concluindo…
Estes foram alguns exemplos, mas uma simples busca pode trazer muito mais opções de cursos. Dentro das plataformas descritas aqui, por exemplo, existem dezenas de possibilidades. Basta ver o que é de seu interesse e botar a mão na massa.