Confira neste artigo uma lista com 7 documentários sobre jornalismo, que são interessantes até mesmo para quem não é da área
O documentário está diretamente ligado ao jornalismo. Afinal, ambos têm um mesmo objetivo: retratar acontecimentos. Em muitas faculdades de jornalismo, por exemplo, existe uma matéria específica sobre o tema. Assim como num livro-reportagem, documentar em formato audiovisual também é fazer jornalismo. E para aprofundar mais ainda na questão, existem documentários sobre jornalismo.
Alguns deles — especificamente sete — estão listados abaixo neste artigo. São títulos imperdíveis, interessantes para quem é jornalista e/ou para quem aprecia a profissão. Os documentários apresentados mostram o jornalismo de diferentes perspectivas.
1. Meia Hora e as manchetes que viram manchete
As manchetes e capas do jornal carioca Meia Hora são sucesso absoluto. O tablóide é conhecido por seu aspecto bem-humorado e até mesmo inconsequente de retratar as notícias do cotidiano. No documentário “Meia Hora e as manchetes que viram manchete”, o diretor Angelo Defanti realiza uma investigação sobre o surgimento do jornal, a forma de criação da linha editorial e a responsabilidade moral e ética em relação às publicações. Para os editores do jornal, a maldade está nos olhos de quem vê.
Para muitos que leem o periódico, suas capas descontraídas podem ser até mesmo um “algo a mais” para chamar a atenção e ler a notícia. Já para quem está sendo retratado — dependendo da situação — pode chegar a ser um incômodo. O documentário levanta uma importante questão: vale tudo em nome do espetáculo? Para responder, são levantados debates sobre a moral do jornalismo sensacionalista e sobre a conivência dos redatores com a violência que eles supostamente desaprovam.
Ficha técnica
Criador(a): Angelo Defanti;
Data de lançamento: 6 de agosto de 2015;
Idioma: português;
Duração: 81 min;
Gênero: documentário.
Trailer
2. O Mercado de Notícias
Produzido por Jorge Furtado, o documentário brasileiro O Mercado de Notícias foi inspirado em uma peça de teatro homônima, de Ben Jonson. Na produção, Furtado reflete sobre o jornalismo como mercado e a forma de consumir notícias, traçando um paralelo entre mídia e democracia, evidenciando o papel do jornalismo como meio de formar opiniões na sociedade.
Jorge cita casos que podem ser considerados como péssimo exemplo de trabalho de imprensa, mas não deixou de ouvir jornalistas renomados para discutir sobre o papel da mídia e a influência que ela tem na democracia. Ele intercala os depoimentos com passagens da peça teatral. É uma verdadeira viagem no tempo, do século XVII até os dias atuais.
Ficha técnica
Criador(a): Jorge Furtado;
Data de lançamento: 7 de agosto de 2014;
Idioma: português;
Duração: 98 min;
Gênero: drama/documentário.
Trailer
3. Nobody speak
O documentário Nobody Speak traz o caso do lutador Hulk Hogan, que teve um vídeo íntimo divulgado pelo site Gawker. A disputa judicial criou uma luta entre os direitos de privacidade e a liberdade de imprensa, levantando importantes questões, como o fato de milionários influenciarem nas publicações e até de serem uma forma de silenciar a mídia.
O documentário retrata o apoio financeiro de Peter Thiel ao processo de Hulk Hogan contra a Gawker Media. A produção também mostra a compra obscura do maior jornal de Nevada, feita por Sheldon Adelson, e o significado de tal ato para o futuro do jornalismo.
Ficha técnica
Criador(a): Brian Knappenberger;
Data de lançamento: 23 de junho de 2017;
Idioma: inglês;
Duração: 95 min.
Gênero: crime/documentário
Trailer
4. Cercados
Mais recente da lista, o documentário Cercados estreou no fim de 2020 e faz um registro da história e dos bastidores da cobertura da pandemia causada pelo coronavírus por meio do olhar da imprensa.
O material produzido por Caio Cavechini retrata a luta diária dos jornalistas, que são integrantes da chamada “linha de frente” no combate à pandemia. Afinal, a desinformação também é um obstáculo a ser enfrentado na luta contra a Covid-19.
Ficha técnica
Criador(a): Caio Cavechini;
Data de lançamento: 3 de dezembro de 2020;
Idioma: português;
Duração: 116 min;
Gênero: documentário.
Trailer
Leia mais:
5. Voyeur
Baseado no livro O Voyeur, do ícone do jornalismo norte-americano Gay Talese, o documentário perfila o dono de um motel no Colorado, Gerald Foos, que supostamente observou secretamente seus hóspedes em momentos íntimos, com a ajuda de lâminas de teto especialmente projetadas. Ele espionava as relações sexuais nos quartos por meio de uma plataforma improvisada de observação, que construiu no sótão do estabelecimento.
O destaque do documentário é o processo de apuração de Talese, que durou cerca de 25 anos até a publicação do texto — e ainda encarando contradições devido a dados que foram classificados como incoerentes tempos depois.
Ficha técnica
Criador(a): Myles Kane e Josh Koury;
Data de lançamento: 1 de dezembro de 2017;
Idioma: inglês;
Duração: 95 min;
Gênero: documentário.
Trailer
6. Tim Lopes: Histórias de Arcanjo
Dirigido por Guilherme Souza, o documentário relata a trajetória e a vida do jornalista Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento, mais conhecido como Tim Lopes, a partir do ponto de vista de seu filho, Bruno Quintella. Ele era considerado um dos principais repórteres investigativos do Brasil. Lançado 12 anos após a morte de Tim, a produção procura contar histórias além das vivências no jornalismo. No material contém imagens feitas pelo próprio Tim, além de depoimentos de amigos, familiares e admiradores.
O enfoque principal é o assassinato brutal de Tim Lopes, que até hoje é motivo de trauma para os profissionais de imprensa. Como o roteiro ficou por conta de Bruno, filho de Tim, o documentário carrega uma carga sentimental muito grande, pelo simples motivo de retratar um filho em busca de informações sobre o horrendo assassinato de seu pai. Tim fazia uma reportagem sobre abuso de menores e tráfico de drogas em um baile funk da Vila Cruzeiro, quando foi sequestrado, torturado e morto por traficantes.
Ficha técnica
Criador(a): Guilherme Azevedo;
Data de lançamento: 5 de junho de 2014;
Idioma: português;
Duração: 84 min;
Gênero: documentário.
Trailer
7. Aliados
A produção acompanha o correspondente de guerra Gabriel Chaim, que estava cobrindo a guerra na Síria e a atuação das Forças Democráticas Sírias, lideradas pelos curdos, nas fases finais de combate contra o Estado Islâmico, que culminou na reconquista do último reduto do Estado Islâmico: Baghouz.
O documentário também aborda os efeitos da guerra na população, especialmente em mulheres e crianças que escaparam dos bombardeios e foram levados para o campo de refugiados de al-Hol.
Ficha técnica
Criador(a): Marita Graça e Daniela Dantas;
Data de lançamento: 1 de dezembro de 2019;
Idioma: português;
Duração: 50 min;
Gênero: documentário.
Acesse o documentário completo clicando aqui