A comunicação corporativa é essencial para os comunicados internos e externos. Veja 7 dicas para potencializar os resultados
A junção de atividades que envolvam o gerenciamento de integração de todas as comunicações (considerando internas e externas) dentro de uma empresa. Essa é, de forma simples, a explicação sobre o que é comunicação corporativa. Ela cria pontos de vista favoráveis com os stakeholders.
É um conjunto de mensagens que uma organização, instituição ou agência emite para os seus públicos-alvos, que podem ser colaboradores, jornalistas, assessores, parceiros etc. O objetivo é transmitir, com transparência, a mesma mensagem para todos os interessados, passando credibilidade, ética e conteúdo de valor.
Importância da comunicação corporativa
A prática se assemelha muito às ações de marketing que são realizadas para conquistar clientes e fortalecer a reputação da empresa perante ao público. Logo, podemos considerar a comunicação corporativa como parte do marketing. Nesse caso, os leads podem ser tanto clientes e potenciais consumidores, quanto colaboradores e parceiros. Por isso, é tão importante.
A comunicação corporativa é primordial para todas as companhias que desejam crescer — seja o número de clientes ou a reputação da marca — e que buscam ter uma comunicação efetiva e sem ruídos. E para que essa tática seja eficaz, é preciso tomar alguns cuidados. Veja, abaixo, algumas dicas para potencializar os resultados com a comunicação corporativa.
1. Saiba quem é o seu público-alvo
Antes de qualquer ação de comunicação, é preciso conhecer o público e o seu perfil. Para isso, realize acompanhamentos próximos — como pesquisas, por exemplo — e entenda sobre seus gostos e preferências, assim como o que ele espera da companhia como consumidor ou até mesmo colaborador. Afinal, os públicos podem ser internos e externos.
Tratando-se de comunicação externa, é interessante definir as possíveis personas — que são públicos-alvos com uma segmentação mais detalhada, com interesses detalhados e que possuem uma possibilidade maior de se tornar um potencial cliente. A persona já descreve uma provável característica de um potencial cliente.
No caso da comunicação interna, é preciso colocar em prática ações que mantenham os colaboradores engajados e alinhados com os objetivos da empresa. Para isso, é fundamental conhecer o perfil dos prestadores.
Além dos dos internos e externos, existe um grupo chamado de “público misto”. Isso porque esse nicho não está fora e nem dentro da organização, mas está ligado a ela de alguma forma. Isso se aplica a investidores, cooperadores e fornecedores.
Juntos, os três públicos formarão os stakeholders da marca. Para cada um, a comunicação deve ser direcionada e estratégica, com uma linguagem específica para cada. Por isso, conhecer os públicos pode ser considerado como o primeiro passo.
2. Realize um planejamento estratégico de comunicação corporativa
Para construir o planejamento estratégico, faça um diagnóstico de sua comunicação. Avalie os pontos positivos e negativos. Não esqueça que a comunicação deve estar atrelada a três pontos centrais: visão, missão e valores da corporação. Após a análise, construa o seu plano de ação.
Nos dias de hoje, estar fora da internet pode significar perda potencial de clientes e negócios. Isso porque, no Brasil, 74% da população (com 10 anos ou mais) acessa a internet, como mostra a pesquisa “TIC Domicílios”, promovida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Ou seja, três em cada quatro brasileiros com mais de 10 anos acessam a web regularmente, um expressivo número de 134 milhões de usuários.
Por isso, ter um planejamento de ações para colocar em prática nas mídias digitais é fundamental e deve fazer parte da sua estratégia de comunicação corporativa. Esteja presente nas redes sociais que a persona do negócio está. Alimente com conteúdos de valor, como, por exemplo, a postagem de blog posts em seu site — utilizando a técnica de SEO para atrair leads qualificados para cada etapa do funil de marketing.
Além de ações de inbound marketing e mídias digitais, utilizar a mídia paga também pode ser muito relevante. Promova ações em plataformas como Facebook Ads, Linkedin Ads e Google Ads, por exemplo. É uma forma de direcionar ainda mais a mensagem ao público-alvo desejado.
3. Coloque a comunicação interna em prática
A comunicação com o público interno é tão importante quanto o externo. Isso porque os colaboradores da empresa são como um cartão de visita. São eles que farão as coisas acontecerem e os números alavancarem.
Uma boa comunicação interna deve ser transparente, clara e sem ruídos. É preciso deixar claro ao colaborador a mensagem que está sendo passada. Mantê-lo alinhado com os objetivos da corporação é fundamental para o engajamento do colaborador, além de, como consequência, potencializar os resultados.
Para facilitar, utilize ferramentas de comunicação interna, como o e-mail, uma rede social ou algo mais específico, como uma TV corporativa, por exemplo. Invista em campanhas internas, reconheça os destaques, lembre dos aniversariantes, promova treinamentos e workshops, entre outras ações que motivem os colaboradores.
4. Tenha um canal padrão de comunicação
A corporação pode ter diversos canais de comunicação, como e-mail, rede social, TV corporativa, aplicativo mobile e entre outras possibilidades. Entretanto, é importante que haja a escolha de um “meio oficial” de comunicação, principalmente quando se trata do público interno.
O colaborador pode receber um e-mail e questionar algo por uma rede social, por exemplo, o que acaba descentralizando a comunicação. Para comunicados internos, é ideal que a empresa utilize softwares específicos, como por exemplo o Slack, Google Chat e afins. Isso ajudará a diminuir os ruídos de comunicação.
Em relação ao público interno, também é importante que a comunicação esteja centralizada. É interessante que a escolha do canal esteja de acordo com a preferência da persona do negócio.
5. Preze pela transparência
A falta de transparência pode ser um problema na comunicação corporativa de determinada empresa. Claro que há informações que devem ser tratadas com apenas certo grupo de profissionais, mas devem ser casos de exceção — e não regra. Para isso, vale uma análise e bom senso para distinguir os comunicados que serão passados para todos e o que deve ser mantido em sigilo
Mostrar aos públicos que está disposto a sempre revelar a verdade fortalecerá a relação e criará confiança. Essa dica é essencial tanto para os comunicados internos quanto para os externos.
Se a empresa for de capital aberto, por exemplo, precisará de um setor de relações com investidores. Com esse público de acionistas e potenciais investidores, zelar pela transparência é de extrema importância.
6. Mensure e análise o resultado da comunicação
Essa etapa é uma das mais importantes. Isso porque, de nada adianta realizar planejamento e colocar a comunicação corporativa em prática, se não avaliar se tem dado bons resultados.
Essa etapa mostrará o que deve continuar e o que deve ser corrigido. A mensuração deve estar presente em todas as campanhas de comunicação corporativa.
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7. Utilize ferramentas
O uso de ferramentas específicas facilitará a vida de quem cuida da comunicação corporativa. Dependendo do tamanho do público-alvo no qual a mensagem será direcionada, essa utilização torna-se indispensável.
Isso porque algumas ferramentas permitem comunicação em massa. Para exemplificar, imagine as situações: na sua empresa a comunicação é centralizada no e-mail, o interessante pode ser contratar uma ferramenta de envio de e-mail marketing. Isso servirá para todos os tipos de público. Na comunicação interna, pode-se usar uma TV corporativa, que, pelo fato de ter mensagens curtas e multimídia, acaba atraindo mais a atenção dos colaboradores.
Outra função muito importante é que as ferramentas permitem segmentar as mensagens. Dentro de um mesmo público podem ter pessoas com características e necessidades diferentes; no caso dos colaboradores, setores diferentes. O comunicado direcionado trará melhores resultados, visto que a pessoa receberá informações que são de seu interesse.
Concluindo…
Conhecer com detalhes o seu público, estabelecer padrões na comunicação e zelar pela transparência será fundamental na comunicação corporativa. Além disso, mensurar os resultados é muito importante para corrigir o erro e continuar a fazer o que está dando resultados.
A comunicação corporativa deve ser colocada em prática de forma estratégica, observando as necessidades e o perfil de cada público que a corporação tenha, seja ele externo ou interno.