Mesmo no período pós-pandêmico, com tantas adversidades acontecendo, o mundo não parou de se reinventar. As tendências de comunicação estão em constante mudança, e o ritmo acelerou nos últimos anos.
O que era popular em 2021 pode já não ser tão relevante em 2022. E mesmo com essa inconsistência do mercado, muita coisa está por vir em 2023.
Com isso em mente, nós do Comunique-se, separamos cinco tendências de comunicação que devem impactar no próximo ano.
1. Fluxo de trabalho orientado por voz
Apesar de ainda estar em seus primeiros passos, a “tecnologia da voz” está se desenvolvendo rapidamente e deve ter um impacto significativo nas comunicações empresariais nos próximos anos.
A voz está se tornando cada vez mais um meio de interação natural, e os dispositivos de assistência pessoal, como a Amazon Echo e o Google Home, estão se popularizando. E à medida que essa tecnologia se aprimora, poderá trazer muitos benefícios para as empresas que procuram usá-la com atuais e futuros funcionários.
Em 2020, uma pesquisa da Ilumeo registrou um crescimento de 47% do uso de serviços ou produtos com assistentes virtuais por voz.
Dois anos depois, com novas possibilidades de conexões, que vão além de assistentes de voz, foi e ainda está sendo criadas soluções de fluxo de trabalho orientadas por voz, que podem simplificar o gerenciamento de tarefas e permitir que as pessoas se concentrem em seus trabalhos, em vez de ter que interagir com um dispositivo.
2. Conteúdos mais curtos e em vídeo
Com o aumento da produção de vídeos nas redes sociais, formato esse impulsionado pelo TikTok, a atenção das pessoas está se fragmentando, e elas estão cada vez mais propensas a consumir conteúdo em pequenos pedaços.
Segundo a Pesquisa Inside Video, realizada pela Kantar IBOPE Media, confirma o sucesso desse formato. De acordo com os dados que apresentaram, o Brasil se destaca no consumo de vídeo em relação à média global.
“80% dos brasileiros assistiram vídeos online gratuitos, frente a 65% dos estrangeiros. Isso também vale para vídeos em redes sociais (72% x 57%) e em serviços por assinatura (62% x 50).”
Isso está criando uma demanda por conteúdo mais conciso e enxuto, que seja fácil de consumir e de compartilhar. Portanto, cada vez mais, é preciso ser criativo, apresentar um conteúdo sem ser monótono e no menor tempo possível. Algo em torno de, no máximo, um minuto.
Nessa relação criador de conteúdo x consumidor, as empresas devem, portanto, priorizar a criação de conteúdos em vídeos, que sejam objetivos e com pouco tempo de duração.
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3. Ascensão do Metaverso
Apesar de ainda não ter se instalado por completo, o Metaverso é um conceito em desenvolvimento que envolve a criação de um mundo virtual compartilhado, em que as pessoas podem se reunir e interagir de forma online.
Com a popularidade dos mundos e dos jogos de realidade virtual, em 2023, o Metaverso pode ter um impacto significativo nas comunicações empresariais, pois pode permitir que as pessoas se reúnam em um ambiente virtual para colaborar e compartilhar ideias.
Muitas corporações já estão investindo nesta estratégia, priorizando a experiência do consumidor e abrindo novas possibilidades de contato e interação.
4. IA na criação de conteúdo
A inteligência artificial na produção de conteúdo já é uma realidade. Essa tecnologia já demonstrou muita força e está começando a ter um impacto nas comunicações empresariais. Sem dúvidas, será um dos pilares das tendências de comunicação em 2023.
A IA está sendo utilizada para ajudar no desenvolvimento de conteúdos de diversos segmentos: artigos, roteiros, copys, chatbots, além de servir também como distribuidora de conteúdo, por meio de canais de mídia social e de e-mail marketing.
E não apenas isso. O poder de entrega da IA é impressionante. Dentro do seu processo de criação, baseado nos parâmetros, existe uma personalização de conteúdo para os leitores, que aumenta, consideravelmente, o engajamento e a taxa de conversão de qualquer campanha.
5. Google Analytics 4
Na era da comunicação, é praticamente impossível conquistar visibilidade na internet sem utilizar a mídia paga. Um instrumento crucial para empresas que buscam nortear o comportamento do seu público e maximizar suas vendas. No entanto, a atual versão do Google Analytics, software utilizado para coleta de dados e análise de tráfego da web, será descontinuada no próximo ano.
E claro, uma das principais tendências para o ano de 2023 é o Google Analytics 4, que promete transformar a forma como as empresas coletam e analisam dados. Com o Google Analytics 4, será possível obter insights mais precisos sobre o comportamento dos usuários e tomar decisões baseadas em dados.
Além disso, o Google Analytics 4 também permitirá que as empresas rastreiem melhor o ROI de seus investimentos em marketing e comunicação. Será uma grande transformação para o mundo corporativo e, com certeza, abrirá novas possibilidades de estratégias para o mercado e para as tendências de comunicação de 2023.