Listamos 5 séries sobre comunicação para absorver insights até mesmo nos momentos de lazer
A comunicação é um dos pilares da sociedade. Afinal, ela está presente em praticamente tudo. O audiovisual, por exemplo, vem dela. Dada sua importância, o mercado audiovisual também produz títulos sobre a área da qual surgiu. Para prestigiar tais produções, 5 séries sobre comunicação serão listadas neste artigo.
Os títulos trazem diferentes perspectivas do mercado e podem ser interessantes até mesmo para quem não atua na área. Além disso, acompanhar séries sobre comunicação pode ser uma oportunidade de absorver conhecimento, seja ele técnico ou histórico, de forma leve e descontraída; — e se estiver com pipoca e uma boa companhia, melhor ainda!
Para continuar a aumentar a lista de filmes e séries sobre comunicação, após a leitura deste material, não deixe de acessar o artigo que traz 6 filmes sobre jornalismo. O “casamento” entre imprensa e cinema é antigo, e, inclusive, já foi tema do Oscar do Jornalismo Brasileiro, o Prêmio Comunique-se. Deixando o assunto “filme” de lado, confira a seguir as 5 séries sobre comunicação.
1. Girls
A primeira série da nossa lista não é sobre comunicação em si, mas tem personagens que são da área. Girls é uma série de TV norte-americana que foi transmitida originalmente pela HBO. Toda a história é ambientada na cidade de Nova York, passando de forma cômica os fracassos e conquistas de um grupo de garotas. Por conta de seu roteiro, muitos estudantes de comunicação irão se identificar.
A história está centralizada em Hannah, que sonha em se tornar uma grande escritora. Outras personagens que estão ligadas a comunicação são Marnie — uma assistente de relações públicas que deseja atuar com questões ambientais — e Shoshanna, que é estudante de marketing.
Ficha técnica
- Criador(a): Lena Dunham;
- Data de lançamento: 15 de abril de 2012;
- Idioma: inglês;
- Temporadas: 6;
- Episódios: 62;
- Status da série: finalizada;
- Gênero: comédia/drama;
- Onde assistir: HBO e HBO GO.
Trailer
2. Mad Men
O segundo título da lista é uma série que já deve ser conhecida por boa parte dos comunicadores. Mad Men é uma trama que acompanha a vida de Don Draper, um minucioso e misterioso publicitário, que atua como diretor de criação na agência de publicidade Sterling Cooper, que fica em Nova York.
A série se passa nos anos 60, contando a história dos publicitários da época e como eles venderam o sonho americano. Desde a sua estreia, em 2007, Mad Men vem sendo elogiada pela fidelidade à época da história — isso se tratando tanto de vestimentas, cenários e costumes.
Mad Men traz uma perspectiva muito interessante sobre a rotina de trabalho dos profissionais de comunicação que trabalhavam sem muita tecnologia e mesmo assim encontravam soluções para os problemas que surgiam — nunca esquecendo de sempre cativar o público e o mercado.
Ficha técnica
- Criador(a): Matthew Weiner;
- Data de lançamento: 19 de julho de 2007;
- Idioma: Inglês;
- Temporadas: 7;
- Episódios: 92;
- Status da série: finalizada;
- Gênero: drama;
- Onde assistir: Amazon Prime Video e Globoplay.
Trailer
3. House of Cards
Refilmagem de uma série da BBC da década de 90, House of Cards conta sobre a carreira e ascensão de Frank Underwood — um político ambicioso que está em busca de poder. Underwood lidera a bancada majoritária da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, mas fica decepcionado quando descobre que não ocupará o cargo de Secretário de Estado da nova gestão governamental. Com isso, ele decide usar de seus conhecimentos que adquiriu nos bastidores da experiência política para se vingar. O objetivo? Se tornar presidente.
Mesmo que o foco da série seja sobre política, em sua primeira temporada há a participação crucial de uma personagem jornalista — Zoe Barnes. Ela é manipulada por Frank, que a usa para conseguir informações privilegiadas e fazer com que dados que foram escolhidos estrategicamente por ele sejam veiculados na mídia.
Na segunda e na terceira temporada, a série discorre sobre a problemática relação entre política e jornalismo, abordando a manipulação de fatos e informações — às fake news.
Ficha técnica
- Criador(a): Beau Willimon;
- Data de lançamento: 1 de fevereiro de 2013;
- Idioma: inglês;
- Temporadas: 6;
- Episódios: 73;
- Status da série: finalizada;
- Gênero: drama político;
- Onde assistir: Netflix.
Trailer
4. Scandal
Transmitida originalmente pela emissora American Broadcasting Company (ABC), Scandal é uma série de TV norte-americana que acompanha a vida de Olivia Pope. Ela era assessora de imprensa da presidência e tinha como função proteger a imagem pública da elite da nação, garantindo que os segredos nunca se tornassem públicos.
Olivia deixou a Casa Branca e passou a comandar a Pope & Associates, uma agência de gerenciamento de crises. A série retrata tarefas corriqueiras de assessoria de imprensa/relações públicas, mostrando o trabalho de construção de imagem, relacionamento com a imprensa e, como já citado, gestão de crises.
Ficha técnica
- Criador(a): Shonda Rhimes;
- Data de lançamento: 5 de abril de 2012;
- Idioma: inglês;
- Temporadas: 7;
- Episódios: 124;
- Status da série: finalizada;
- Gênero: drama político;
- Onde assistir: Disney Plus.
Trailer
5. The Newsroom
Exibida originalmente pela HBO, The Newsroom é uma série que aborda os bastidores de um fictício canal a cabo de notícias. Will McAvoy, âncora das notícias, é um personagem que tem um objetivo em conjunto de sua equipe: colocar no ar os acontecimentos do mundo. Para conseguir tal feito, precisam conviver com obstáculos corporativos e comerciais.
A série pode ser uma forma da sociedade entender a importância do jornalismo e o papel que ele cumpre, mostrando o cotidiano de um telejornal de grande audiência nos EUA. O foco da série é nos bastidores do noticiário e não nas notícias em si.
Ficha técnica
- Criador(a): Aaron Sorkin;
- Data de lançamento: 24 de junho de 2012;
- Idioma: inglês;
- Temporadas: 3;
- Episódios: 25;
- Status da série: finalizada;
- Gênero: drama;
- Onde assistir: HBO GO.