Se você quer expandir seu negócio, o marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para alcançar os clientes e construir seu negócio. Mas nem sempre é fácil acertar. Na verdade, muitas empresas falham no marketing de conteúdo porque cometem um ou mais erros que podem ser facilmente evitados.
É uma ótima maneira de construir sua marca, aumentar sua exposição e vender mais produtos ou serviços. Ao longo do tempo, torno-se a base para uma direção consistente na comunicação da empresa nos últimos anos.
E além disso, o marketing de conteúdo pode ser uma maneira eficaz de construir confiança com clientes potenciais. É também uma ótima maneira de se posicionar como um líder do setor e líder de pensamento.
No entanto, se não houver um plano para produzir o conteúdo da marca, seja em formato de vídeo, imagem ou texto, todos os esforços provavelmente não irão a lugar algum.
Sera que você está apostando corretamente nesta estratégia? Abaixo, veja quais são os 5 principais erros na produção de conteúdo.
1. Publicação sem objetivo
No marketing de conteúdo, se não existir uma estratégia para criar e distribuir conteúdo de forma consistente, é provável que você perca oportunidades de construir relacionamentos com clientes ou de se conectar com novos prospectos.
Por isso, é preciso ter um plano para cada peça de conteúdo para saber onde melhor se encaixa em sua estratégia e que papel ele desempenha para ajudar sua empresa a atingir seus objetivos.
Não adianta compartilhar conteúdos populares, em alta, se aquele formato ou assunto não faz parte do seu nicho, por exemplo. Ou até mesmo com pautas que fazem parte dos temas da empresa, mas que não acrescentam valor.
É preciso ter perspectiva. Abrir o leque de possibilidades e, ao mesmo tempo, conhecer e entender como entregar conteúdos de valor ao seu público-alvo. Planeje seu conteúdo da maneira correta para garantir que chegue ao público correto.
2. Conteúdo mal escrito
Você pode ter o melhor tema do mundo, mas se sua escrita não for envolvente, não converterá os leitores e nem os clientes. Por isso, certifique-se de investir seu tempo em escrever ou procurar bons escritores que possam elaborar um conteúdo que converse com o público-alvo.
Sem isso, a audiência se desligará. Principalmente se tiver a sensação de que todos os textos algo está sendo vendido – não importa o valor que isso possa lhes proporcionar – então certifique-se de que cada peça de conteúdo tenha substância e ofereça valor real para cada um.
E mesmo com esse cuidado, é crucial incluir chamadas para ação onde melhor for apropriado, para que os leitores saibam que ação eles devem tomar a seguir.
3. Não medir resultados
Para criar conteúdo valioso, é preciso mensurar sua eficácia. Existem vários pontos de dados que podem ser medidos para determinar o sucesso de uma campanha de marketing de conteúdo, como o número de engajamentos (curtidas, compartilhamentos, retuítes) e quantas pessoas visitaram seu site, por exemplo.
O mais importante é conhecer as metas e objetivos para configurar uma estrutura de medição. Por exemplo, se o objetivo é aumentar os leads de vendas por meio do marketing de conteúdo, é necessário medir quantos leads estão sendo impactados em comparação com as outras publicações.
Logo, é preciso verificar quanto tráfego cada pedaço de conteúdo gera e depois quantos contatos/vendas ocasiona. Isto o ajudará a determinar o que funciona e o que não funciona.
Diante disso, é possível ajustar adequadamente seu olhar ao criar conteúdos, além de ajudar no planejamento futuro, sabendo quais tópicos valem mais a pena direcionar.
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4. Foco na quantidade, não na qualidade
Esse é um erro comum, pois é fácil se envolver no jogo do marketing de conteúdo e começar a sentir que precisa publicar o máximo possível. Muito pelo contrário.
Conteúdo de qualidade é o que manterá seu público engajado, enquanto a quantidade só fará com que eles sintam que estão sendo comercializados.
Muitas vezes nos empolgamos com a ideia de criar conteúdo por causa disso. Esquecemos de focar na qualidade. Não percebemos que um bom conteúdo é o que realmente gera conversões e constrói a reputação de uma marca.
A melhor maneira de evitar esses erros é ter um plano claro do que você deseja que sejam seus objetivos para sua estratégia de marketing de conteúdo e depois segui-los.
E para que isso aconteça de forma íntegra, antes de publicar, reserve um tempo e certifique de que a pesquisa realizada atende todos os padrões e que o texto esteja impecável.
5. Não conhecer seu público
Para que seu marketing de conteúdo seja bem-sucedido, é necessário saber exatamente com quem está falando. Você tem que ter uma imagem clara de quem é seu público-alvo e o que eles querem de você.
Portanto, para evitar erros, é preciso saber bem com quem está falando. É importante saber quem é seu público e adaptar o conteúdo a ele. Por exemplo, se você estiver segmentando pessoas que consomem podcast, convém usar exemplos e terminologias ligadas à podcast.
Uma boa forma de combater esse erro, é criar e abusar das segmentações. Quando você segmenta um público, automaticamente, o conteúdo produzido ganha valor e a mensagem enviada, chegará ao público correto. E mesmo não gostando do serviço ou produto, a mensagem vai oferecer exatamente o que a pessoa está procurando.
Isso é importante para dar às pessoas informações que podem ajudar a resolver problemas ou melhorar suas vidas de forma completa – e não apenas enviar algumas ofertas de produtos e serviços nas quais elas não têm interesse.