Geralmente, em uma estratégia de marketing, as ações são voltadas para obtenção de resultados mais expressivos. E apesar dos benefícios da mídia orgânica, a mídia paga sempre foi priorizada entre os profissionais do ramo. Isso porque, na prática, ela pode trazer resultados mais rápido no curto prazo.
Dentro das empresas, a utilização deste canal tem se tornado cada vez mais frequente. Logo, pensando em potencializar os resultados, seja com o objetivo de gerar mais tráfego, mais lead ou mais vendas, é preciso desenhar um plano de ação com custo direto. Assim, é possível ter resultados direcionados para o público-alvo.
Afinal, o que é a mídia paga?
A mídia paga é uma comunicação feita pela empresa onde é investido diretamente um custo para a exposição da marca. Ou seja, são anúncios patrocinados que aumentam e impulsionam a visibilidade do serviço/produto. Dependendo do plano de ação desenvolvido, o objetivo pode variar de uma campanha para outra.
Na prática, o grande objetivo da mídia paga é gerar resultados em pouco tempo e atrair um maior número de usuários concluindo uma meta de conversão: seja um clique em um link, uma visita para o site ou até mesmo o preenchimento de um formulário . Ao contrário do que parece, a mídia paga é muito mais do que anúncios para venda direta. Por isso, vamos listar, abaixo, 5 benefícios únicos que você pode ter ao utilizar mídia paga em seu plano de comunicação.
Principais benefícios
1. Resultados mais rápidos;
O primeiro benefício da mídia paga está no retorno instantâneo que a empresa pode ganhar. Ou seja, diferentemente do que é visto na mídia orgânica, na mídia paga, é possível obter retorno em poucas horas depois de colocar uma campanha no ar.
Isso porque, com a mídia paga, quando alguém pesquisa sobre determinado assunto no Google, por exemplo, os buscadores posicionam o link nos primeiros resultados. Assim, quanto maior o alcance, maior é a chance de venda.
É importante reforçar que os bons resultados refletem diretamente no plano de ação desenvolvido. Na maioria dos casos, se um usuário pesquisa sobre determinado produto e um anúncio que apareceu na primeira página passar confiança, há chances reais de que se converta em venda.
2. Flexibilidade de investimento;
Quando falamos em mídia paga, muitas pessoas se questionam sobre quanto devem investir. Principalmente para quem ainda não tem o costume de utilizar este serviço.
E na verdade não existe uma resposta concreta. Cada campanha tem a sua particularidade e objetivo. Na mídia paga, é comum realizar testes sem precisar inserir um valor alto. A priori, o melhor é buscar investir o mínimo possível e aos poucos identificar como está sendo o retorno.
É importante lembrar que esse investimento pode aumentar conforme os resultados são gerados. E por ser uma mídia patrocinada, quanto mais investido, maior também será o alcance.
Entretanto, independentemente de quanto foi injetado na campanha, os anúncios online são para todos os portes. Ou seja, mesmo com pouco dinheiro, é possível ter resultado.
3. Segmentação do público-alvo;
Um ótimo benefício para elaboração de uma campanha paga, é a rápida estimativa dos resultados. Com o público-alvo definido, torna-se mais fácil direcionar os anúncios e segmentar a campanha para obter resultados mais vantajosos.
Na mídia paga, existem estratégias que ajudam diretamente no impulsionamento dos resultados. Isso permite que a mensagem chegue para a pessoa certa. Assim, resultando em mais leads qualificados.
Por exemplo, é possível direcionar a exibição dos anúncios para clientes localizados em apenas um determinado lugar. Logo, ao definir o raio demográfico, é possível evitar cliques de “curiosos” que não tem interesse no serviço em determinada região.
Com o passar do tempo, é possível coletar dados mais precisos e trabalhar com campanhas mais segmentadas, direcionando com mais detalhes e para o público-alvo certo. São inúmeras as opções. Inclusive, é ideal identificar quais públicos dão mais retorno e quais novos espaços é possível explorar.
4. Mensuração precisa dos resultados;
Por oferecer resultados mais previsíveis, trabalhar com mídia paga requer calma e persistência. É um canal que apresenta resultados mais rápidos, mas precisa ser bem distribuído. Ao criar um anúncio, é preciso pensar no plano desenvolvido e no retorno que isso vai gerar para a empresa.
Ao definir o tempo da campanha, é preciso garantir boas conversões durante o período em que ela ficará exposta. O que reforça a importância de produzir conteúdos que tragam leads mais qualificados. Portanto, através da precisão dos resultados, é possível parar uma campanha ou investir mais nela levando em consideração o desempenho que está tendo.
Em todos os canais de mídia paga, é possível contar com ferramentas de mensuração que desenham a estratégia que deve ser seguida. Ou seja, total liberdade para personalizar as campanhas da empresa.
5. Maior visibilidade;
O último e não menos importante benefício, é que a mídia paga além de todas as vantagens citadas acima, oferece um ótimo espaço para visibilidade da marca. Com a mídia paga é possível atrair mais pessoas em curto prazo.
Portanto, ao definir corretamente as palavras-chaves, qualquer usuário que realizar uma busca voltada para o serviço da empresa, irá encontrar o anúncio instantaneamente. O que significa maior visibilidade e, consequentemente, maiores chances de conversão em vendas.
Com o anúncio online, é mais fácil exibir informações da empresa quando alguém estiver pesquisando na internet ou visitando algum site. Assim, os anúncios podem, por exemplo, atingir pessoas que ainda não seguem o perfil da empresa ou sequer conhecem o serviço oferecido.
Canais da mídia orgânica
Google Ads
Todos os dias, bilhões de pessoas utilizam o Google como buscador principal de pesquisa. Em todos os lugares, as pessoas procuram informações, fazem compras on-line, comparam preços de produtos, encontram rotas ou aprendem algo novo.
E quando falamos de mídia paga, o Google Adwords é uma das ferramentas mais citadas. Por ser o maior buscador, é normal que seja também, um dos principais canais de investimento.
Com o Google Adwords, é possível criar anúncios e exibir links patrocinados de acordo com a palavra-chave pesquisada. O canal é responsável por colocar a marca em evidência nos motores de busca, e aumentar assim, o tráfego e o número de cliques.
O Google Ads insere o anúncio no topo do buscador. Benefício esse, que a mídia orgânica não oferece, logo, por mais que seja necessário otimizar todos os conteúdos, aqui não há preocupação com o rankeamento orgânico.
Rede de pesquisa
Na rede de pesquisa do Google, a campanha que está direcionada ao produto/ serviço aparecerá nos primeiros resultados do buscador. Ou seja, quando alguém for pesquisar sobre determinado assunto relacionado ou nicho da empresa, o link será o primeiro a ser mostrado pelo Google.
Rede de Display
Anúncios na rede de display é ideal para marcas que desejam atingir um público mais qualificado. Aqui as campanhas aparecem em sites e portais parceiros do Google.
A maioria dos anúncios desse canal são em formatos de banner. Dessa forma, ao longo do site, quando o usuário clicar no anúncio, automaticamente ele será direcionado para a página de conversão da empresa.
Na prática, devido aos grandes sites e blogs parceiros do Google, a rede de display possui um fluxo diário alto de visitantes. O que pode ser um ótimo benefício para a estratégia estabelecida da empresa.
Google Shopping
No Google Shopping, os anúncios, na verdade, são imagens dos produtos que a empresa pretende inserir na campanha. Com isso, quando alguém pesquisar sobre determinado produto, vai encontrar a foto, o preço e as informações gerais. Inclusive, dos concorrentes. Desse modo, é possível que o usuário compare as condições oferecidas em diferentes lugares.
Campanha para Apps
Esse tipo de campanha é mais específica. Afinal, os únicos que vão poder utilizar esse serviço são empresas que desenvolvem seus próprios aplicativos. E mesmo sendo uma campanha mais exclusiva, também exige um plano estratégico. Isso porque, é possível divulgar o anúncio em variados formatos. Facilitando assim, a divulgação nas propriedades do Google.
YouTube Ads
Os anúncios em vídeo são ideais para atingir em grande massa. Dentro do YouTube, é possível inserir entre os vídeos, anúncios com vários formatos e durações. Não apenas isso, existem também, inúmeras opções de segmentação que podem ser definidas de acordo com o público-alvo.
Redes sociais
Atualmente, é praticamente impossível não querer anunciar nas redes sociais. Um grande benefício que reforça a importância de estar presente nas redes, é a possibilidade de adequar a campanha e segmentar de acordo com o perfil do usuário. Além de aumentar o alcance, é possível atrair mais pessoas e leads qualificados. Usuários que realmente pretendem comprar.
Mas, apesar da grande interação, é preciso ficar atento aos diferentes tipos de comunicação e aos formatos que o anúncio estará configurado. Na mídia paga é possível contar com o Facebook Ads e o Instagram Ads. Duas redes diferentes que necessitam de uma estratégia direcionada. O tom de comunicação não é o mesmo, por isso, é importante pensar em como alcançar mais resultados sem forçar a interação.
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Concluindo…
A mídia paga é um ótimo “mapa” para quem precisa de resultados mais palpáveis e pretende alcançar visibilidade de forma mais rápida. Um ponto importante aqui, é não confundir os efeitos das campanhas com o investimento feito. Não basta apenas injetar o dinheiro e esperar que todos os anúncios se tornem venda. Existem etapas que devem ser seguidas antes de rodar a campanha.
Ao utilizar a mídia paga como estratégia principal para os negócios, é necessário estudar qual canal corresponde melhor com o objetivo da campanha. Isso vai garantir um aproveitamento melhor do dinheiro investido e retorno esperado pela empresa.