Na internet, quando o assunto é mídia, geralmente abre-se uma discussão sobre qual a melhor forma para performar. Mídia paga ou mídia orgânica? Na verdade, não existe o “mais correto”. Em ambos os casos existem benefícios que quando bem estabelecidos, são essenciais para se obter um bom tráfego.
A relação entre a mídia orgânica e o marketing de conteúdo aprimora a autoridade da marca e serve, ao mesmo tempo, para manter os conteúdos produzidos valiosos por um longo período. Quanto mais pessoas forem alcançadas sem o apoio da mídia paga, maior e melhor é a estratégia da sua mídia orgânica.
O que é a mídia orgânica?
A mídia orgânica é aquela na qual você não tem nenhum custo comercial direto, apenas seu tempo. Ou seja, são conteúdos próprios que facilitam a interação com o público. Um canal onde as pessoas vão encontrar sem que sejam incentivadas ou induzidas por mídias pagas. É um espaço que necessita de prática e disciplina para ser conquistado e mantido nos mecanismos de buscas online da maneira correta.
Dentro da comunicação de uma empresa, a mídia orgânica permite mais controle sobre os conteúdos produzidos. Afinal, é possível escolher o tipo, formato ou layout que deseja incluir em cada novo material.
A quem diga que seja difícil alcançar bons resultados com a mídia orgânica. Contudo, trata-se de ação valiosa e bem explorável. Por isso, vamos listar, abaixo, 5 benefícios únicos que você pode ter ao utilizar mídia orgânica em seu plano de comunicação.
Principais benefícios
1. Maior credibilidade e reputação da empresa;
O primeiro benefício da mídia orgânica está no reflexo positivo que a empresa pode ganhar. Ou seja, quando alguém pesquisa sobre determinado assunto e nome da corporação aparece nos primeiros resultados de pesquisa orgânica, a tendência é que o público associe o conteúdo bem ranqueado como um dos melhores. Logo, a empresa mostra ser autoridade no assunto e ganha credibilidade sobre determinado assunto/produto.
Quando uma pessoa é atraída pelo conteúdo, mas não é gerada nenhuma conversão, isso não significa que o processo foi falho. Muito pelo contrário. Pense que alguém acessou seu conteúdo, conheceu sua marca e você não perdeu dinheiro com isso – mesmo não vendendo nada de forma imediata. Essa situação não ocorre na mídia paga, pois os cliques e conversões são essenciais para “fazer valer” o investimento.
2. Fidelização e engajamento do cliente;
Um conteúdo quando bem produzido, seja ele um blog post ou uma postagem na rede social, além de passar credibilidade para a marca, garante um público fiel e os aproxima de futuros leads. Isso porque, quanto mais relevante e estruturado for o material, mais pessoas vão se manter próximas e confiar no produto.
Com isso, por meio da mídia orgânica, é possível deixar o público mais aberto a receber interações da empresa e compartilhar com outras pessoas. Assim, torna-se mais fácil estabelecer as dores do seu público e estabelecer uma comunicação personalizada, que atenda as necessidades e torne a marca mais humana.
3. Atrair sem precisar invadir;
Um dos principais benefícios da mídia orgânica é atrair sem precisar “invadir” ou induzir o público a realizar determinada ação. Isso porque, diferentemente da mídia paga, aqui é o usuário quem procura o conteúdo. O que, indiretamente, é um ótimo termômetro para identificar a qualidade e precisão dos materiais produzidos.
Portanto, além da “liberdade” de pesquisa dos conteúdos, a mídia orgânica atrai um público mais assertivo e, assim, com mais chances de gerar conversões. Afinal, se uma pessoa conhece seu produto e pesquisa diretamente o nome da empresa, é bem provável que ela já esteja dando prioridade à marca.
4. Um histórico rico em conteúdos;
Trabalhar com mídia orgânica requer calma e paciência. É um trabalho elaborado que apresenta resultados a médio e longo prazo. Muitos ainda acreditam que produzir blog posts, por exemplo, é um recurso que não traz tanto retorno financeiro. No entanto, quem já está acostumado a trabalhar com marketing de conteúdo sabe que, independentemente do formato, os conteúdos trazem resultados mesmo que já tenha se passado algum tempo.
Se aos poucos a empresa for construindo e acumulando uma série de conteúdos importantes para o nicho relacionado, além de se tornar autoridade no assunto, vai construir um canal rico em conteúdos importantes e úteis para a marca.
E mesmo sendo um conteúdo antigo, com algumas otimizações, é possível ranquear bem em buscas realizadas pelo público-alvo no Google ou em outros mecanismos de pesquisa. E isso sem precisar construir material do zero. Por outro lado, na mídia paga, assim que a campanha termina, nenhum usuário é mais atraído.
O podcast do Comunique-se aprofundou-se na questão do por que o conteúdo é estratégico. A edição contou com a participação especial de Marlon Camargo, profissional especializado em marketing de conteúdo, strategic planner na Uevollu e professor na FAE Centro Universitário
Listen to “#228 Por que conteúdo é estratégico? | Marlon Camargo (Uevollu)” on Spreaker.
5. Investimento sem custos diretos;
O último (e não menos importante) benefício é que a mídia orgânica não apresenta custos diretos. Uma vez que você cria seu próprio conteúdo, não precisa pagar nada para disputar espaço na internet.
Com isso, o investimento precisa ser direcionado para a qualidade do seu conteúdo. Um material que tenha potencial suficiente para atrair novas pessoas.
Outro ponto importante, que ajuda na produção de conteúdo, é a atualização constante das pautas. Como dito anteriormente, o tempo sempre será o maior investimento na mídia orgânica. No começo, pode ser trabalhoso produzir conteúdos bem ranqueados no Google, mas com atenção e com as técnicas SEO bem trabalhadas, é só aguardar. Dificilmente seu conteúdo ficará ofuscado.
Canais da mídia orgânica
Blog Post
Os blog posts são os conteúdos mais utilizados dentro da estratégia de mídia orgânica. Porém, escrever artigos é uma atividade que demanda tempo e dedicação. Principalmente para otimização. Então, não adianta investir tempo na produção se ele não recebe uma boa quantidade de acessos. Isso reforça a necessidade de se ter conteúdos cada vez mais relevantes, que atendam as dores do público-alvo e garantam que as técnicas de SEO aplicadas estejam alinhadas para que seus posts tenham melhor engajamento.
Para facilitar esse processo de otimização, procure sempre estruturar antes os textos e atualizar os conteúdos mais antigos para que se mantenham com um bom posicionamento nos mecanismos de busca.
Posts em redes sociais
Os posts em redes sociais possuem maior liberdade de criação e também podem ser direcionados para qualquer objetivo. Por ser um tipo de conteúdo mais direto e acessível, é possível aproveitar essa flexibilidade e implementar o tom que quiser. Do mais formal até o mais descontraído.
Para ter o retorno desejado, é imprescindível ficar atento às técnicas de otimização. Independentemente do canal, é necessário sempre revisar os conteúdos e otimizá-los e atualizá-los sempre que possível.
E-book e infográfico
O e-book, apesar do formato diferente, é um grande amigo da mídia orgânica. E assim como os demais canais, é um formato que tem grande flexibilidade e pode ser trabalhado para qualquer assunto. Por meio do e-book, é possível alcançar vários objetivos.
Ele se encaixa em qualquer plano, por isso, é considerado uma ótima estratégia para atingir boas taxas de conversão. É um conteúdo que direciona o leitor para informações mais detalhadas e oferece conhecimentos de forma mais profunda.
No caso do infográfico, apesar de diferente do e-book, utiliza a mesma estratégia. É um conteúdo que trabalha mais com o visual e que alinha textos e imagens para atrair mais pessoas. Seu maior benefício é a de oferecer conteúdo relevante mas de forma rápida. Uma leitura breve e intuitiva para que o leitor consiga absorver todas as informações que achar necessárias.
Releases
Releases são documentos importantes, geralmente, comunicados que informam sobre algum lançamento de evento ou produto, uma promoção ou uma novidade importante. O envio de release profissional é uma prática que deve contemplar novas estratégias para ser efetivo. Inclusive, a utilização de técnicas SEO. É um canal para aumentar o alcance da informação.
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Concluindo…
É essencial entender que, tanto a mídia paga quanto a mídia orgânica, são ferramentas precisas e nenhuma está acima da outra. Muito pelo contrário. As duas possuem benefícios e quando trabalhadas juntas, formam uma estratégia bem segura.
No caso da mídia orgânica, por não envolver investimento de custo direto, pode acabar sendo mal interpretada. Por isso, antes de adotar a mídia orgânica, estruture bem sua campanha e dedique tempo. Isso vai garantir uma performance melhor dos conteúdos.