A leitura de livros sobre comunicação pode ser um divisor de águas para bons resultados. Confira, neste artigo, quatro títulos para absorver conhecimento com a leitura
A leitura é uma das principais formas de adquirir conhecimento. Hoje em dia, com a internet e o avanço da tecnologia, basta uma simples pesquisa para encontrar diversos conteúdos sobre um assunto que seja interessante. No entanto, muitos ainda preferem os livros para tal tarefa. Isso porque, no livro, o foco dedicado é maior, pois não há distrações — diferentemente da leitura online. Pensando em aumentar o repertório dos leitores do Blog do Comunique-se, listamos neste artigo, quatro livros sobre comunicação que todo profissional da área precisa ler.
1. A Cauda Longa
Você, muito provavelmente, já deve ter ouvido falar por aí sobre a teoria da Cauda Longa. E isso porque ela é muito interessante para um profissional de comunicação. No livro “A Cauda Longa”, o autor Chris Anderson evidencia que existe uma curva de demanda, que é estabelecida em qualquer setor.
Naturalmente, os produtos que são mais consumidos possuem uma demanda maior. Ao contrário, da mesma forma: os menos consumidos não são tão procurados. No entanto, a partir dessa análise, Chris traz um insight muito importante.
O autor mostra, com argumentos, como satisfazer a necessidade específica de inúmeros nichos de mercado. Ele explora que, em muitos casos, esse caminho pode trazer mais sucesso a uma corporação do que explorar a maior quantidade possível de públicos para se tornar consumidor. Isso porque um público direcionado está mais propenso a comprar e consumir produtos e serviços. É uma “tacada” certeira.
Ficha técnica
Autor: Chris Anderson;
Data da publicação: 1 de janeiro de 2006;
Formato: impresso;
Disponível em: https://amzn.to/2TeQw9X.
Comunicação Não-Violenta
O livro “Comunicação Não-Violenta”, de autoria de Marshall B. Rosenberg, é um guia de como aprender a se comunicar melhor. O material traz técnicas para otimizar os relacionamentos pessoais e profissionais com um objetivo definido: reduzir a violência no mundo, principalmente na comunicação.
A prática de Comunicação Não-Violenta (CNV) é firmada em habilidades de linguagem e comunicação, que estimulam a capacidade de conseguir ter um olhar humanizado e empático, independentemente da condição em que esteja — positiva ou negativa. Ela auxilia a reconstruir a forma de nos expressar e também de ouvir as outras pessoas. Por isso, é uma leitura essencial até mesmo para quem não é comunicador profissional.
Ficha técnica
Autor: Marshall B. Rosenberg;
Data da publicação: 1 de janeiro de 2006;
Formato: impresso e virtual (ebook);
Disponível em: https://amzn.to/3wao3PI.
Falando em Público
Falar em público não é tarefa fácil, principalmente para os tímidos. Por isso, essa demanda é um desafio muito grande para algumas pessoas. E nesses casos de dificuldade, ter o guia como o “Falando em público” pode ser de grande ajuda.
Escrito por Vilson Santos, o material aborda que o maior adversário no processo de comunicação somos nós mesmos. Por isso, ele argumenta que é de extrema importância, para uma boa apresentação em público, ter total domínio sobre o assunto no qual irá apresentar e, dependendo da situação, até mesmo debater.
Mas sabemos que, mesmo dominando o assunto, não é garantido que a pessoa irá conseguir ter êxito na apresentação, por conta de fatores como a timidez e o nervosismo do momento. Mas, para vencer esse obstáculo, o autor traz dicas fundamentais.
Ele mostra como a respiração pode auxiliar no processo; expõe como o plano de tópicos pode ser um bom norte para a apresentação, assim como dividir o tempo dela. Outra coisa que pode parecer óbvia, mas que muitos não fazem, é treinar o discurso. Para isso, Vilson recomenda apresentar para o espelho ou até mesmo para um amigo ou familiar.
Após isso, é necessário realizar uma avaliação para confirmar se o conteúdo realmente está bom. Perceba os erros e os anote para poder corrigi-los. O autor mostra que, com preparo prévio adequado, a tarefa de falar em público — que para muitos é árdua — pode ser mais leve.
Ficha técnica
Autor: Vilson Santos;
Data da publicação: 11 de setembro de 2019;
Formato: virtual (ebook);
Disponível em: https://bit.ly/2TmWzcs.
Marketing de Conteúdo Épico
O livro “Marketing de Conteúdo Épico”, escrito por Joe Pulizzi, é um guia completo para profissionais de marketing conseguirem bons resultados com o marketing de conteúdo. E o autor é um dos principais especialistas no assunto no mundo. No material, ele explica como atrair clientes atuais e até mesmo futuros, levando até eles informações e conteúdos que despertem o seu interesse.
Ele expõe uma forma eficaz de apresentar como funciona o seu produto e/ou serviço por meio do conteúdo. O leitor aprende etapa por etapa. Consumindo o content marketing, o cliente ganha conhecimento sobre o tema abordado e pode passar a considerar como solução para as suas necessidades. O livro aborda que não podemos interromper os clientes com conteúdo medíocre e com mensagens comerciais que pouco importam.
O material auxilia no desenvolvimento de histórias que produzem informações e induzem os clientes a tomarem decisões embasadas. Por isso, é uma leitura importante para quem atua na área de comunicação — principalmente em marketing.
Ficha técnica
Autora: Joe Pulizzi;
Data da publicação: 5 de setembro de 2016;
Formato: impresso e virtual (ebook);
Disponível em: https://amzn.to/3y20p9E.