Confira algumas dicas valiosas para gerar visibilidade na mídia e fortalecer imagem e reputação de uma marca
Gerar visibilidade na mídia é o sonho de consumo de qualquer empresa. Pelo menos para as companhias que têm o objetivo de fortalecer a imagem e reputação. E o caminho ideal para atingir tal objetivo é apostar justamente no poder da imprensa para expandir o alcance da marca.
O segredo é marcar presença na mídia. E a constante aparição em veículos de comunicação contribui no processo de fortalecimento da marca e colabora na construção da credibilidade da marca perante ao público-alvo.
Gerar visibilidade não pode ser uma métrica de vaidade
O que nos mostra que não é simplesmente gerar visibilidade por gerar, apenas como uma métrica de vaidade. É preciso escolher estrategicamente os veículos que tenham sinergia com os stakeholders da marca, para que a mensagem surta efeito. Se a empresa é do ramo de economia, logo, torna-se obrigatório se relacionar com jornalistas que cobrem tais assuntos em seus respectivos veículos.
Conseguir cavar uma pauta e ser capa em veículo impresso que se propõe a falar sobre diversos assuntos, sem dúvidas, é algo para celebrar. Mas, conseguir mídia espontânea em um veículo nichado, que os leitores sejam o mesmo público-alvo que a marca, gera um retorno muito maior e positivo para os objetivos da marca.
Relacionamento e networking é primordial
O relacionamento com jornalistas de redação é peça-chave para conquistar espaço e gerar visibilidade na mídia. E para isso, é crucial investir em comunicação corporativa e assessoria de imprensa, seja apostando em uma equipe interna ou contratando o serviço de terceiros.
Afinal, apesar de parecer um caminho ‘fácil’ de se resolver, não é uma tarefa tão simples, pelo contrário.Trata-se de um processo de médio a longo prazo, que requer tempo, dedicação e, acima de tudo, profissionais que saibam atuar junto à imprensa; de preferência.
4 dicas para sua marca gerar visibilidade na mídia
E pensando neste cenário, de empresas que estão dando o pontapé inicial no relacionamento com a imprensa, que separamos, abaixo, 4 dicas valiosas para uma marca conquistar espaço na mídia.
Assessoria de imprensa
A primeira dica valiosa para sua empresa aparecer na mídia é contar com o serviço de uma assessoria de imprensa. Como mencionamos anteriormente, não importa o modelo. Seja um departamento interno ou uma agência terceira.
A experiência e expertise de tais profissionais serão cruciais para alavancar o setor de comunicação da empresa. Há como encontrar, por exemplo, agências que são especialistas em determinados segmentos.
Fazer por conta própria pode ser um risco
A questão é que iniciar essa relação com a imprensa por conta própria pode ser um risco. É claro que, naturalmente, há exceções que contradizem este argumento, mas a tendência é fracassar no objetivo.
Primeiro, pela falta de experiência da empresa, segundo, pelo tempo que é necessário alocar e, consequentemente, inviabiliza um CEO ou diretor de uma empresa a se dedicar full time para obter os resultados.
Aposte na produção de releases
O release (press release) é o principal meio de ligação entre o mercado e a imprensa. Além disso, é a ferramenta mais utilizada no relacionamento com jornalistas de redação. Por isso, se uma marca deseja gerar visibilidade na mídia, precisa apostar na produção dos releases.
Mas afinal, o que é um press release? Ao pé da letra, significa comunicado à imprensa. A ferramenta nada mais é do que um material informativo que tem como objetivo apresentar aos jornalistas uma determinada pauta — que pode virar uma notícia.
Interesse público
É natural que para uma empresa que está iniciando pensar: “o que pode se tornar um release?”. O primeiro exercício a se fazer é pensar que um release vai se tornar uma matéria em um veículo de comunicação, mas para isso acontecer, precisa ser uma pauta que tenha cunho jornalístico, ou seja, interesse público.
O release não pode, em nenhuma hipótese, ser confundido com uma publicidade. Não vai vingar e, ainda, corre sérios riscos de virar SPAM. Por isso, é crucial pensar de forma estratégica em pautas que, sim, falam diretamente do negócio da empresa, mas tenham formato jornalístico e, claro, informações relevantes para o leitor.
Follow up é necessário
O follow up é uma prática muito recorrente para quem se relaciona com a imprensa. A prática é fundamental para emplacar notícias na mídia e, consequentemente, gerar visibilidade para o negócio.
Você precisa, geralmente, fazer o follow up com os jornalistas que receberam o release da empresa. A caixa de e-mail de um profissional costuma ser abarrotada. A concorrência é muito grande. Por isso, é comum, após enviar uma sugestão de pauta, entrar em contato por telefone com o colega de redação.
No follow, é possível validar se o jornalista conseguiu analisar a pauta, se tem mais alguma dúvida ou informação adicional que ele precise e, claro, uma oportunidade de estreitar o laço e ampliar a relação.
A importância da prática
O Comunique-se realizou uma pesquisa com assessores de imprensa e constatou que o follow up ainda é primordial para emplacar pautas na mídia. 75,6% dos respondentes afirmaram que a prática é importante e muito importante para conseguir gerar visibilidade na mídia.
Relacionamento com jornalistas
O segredo para gerar visibilidade na mídia passa diretamente pelo relacionamento com jornalistas de redação. Uma pesquisa recente do Comunique-se, mostra que 93,9% dos assessores de imprensa afirmam que uma boa relação com a imprensa é importante e muito importante para o sucesso na área.
Por isso, é preciso ir além de produzir releases. Aposte no relacionamento, tenha uma comunicação pessoal, próxima e humanizada com os profissionais de imprensa.
Segundo a mesma pesquisa, mencionada acima, outros meios de relacionamento muito utilizados pelos assessores são: redes sociais, fornecer experiência, coletiva de imprensa, almoço, eventos presenciais e online.