Como um perfil no Instagram pode ajudar o seu restaurante
Uma das maiores dificuldades dos restaurantes atualmente é atrair novos clientes, e é por isso que os investimentos em marketing digital devem ser feitos. Além do segmento gastronômico ser um dos mais promissores no país, também é um dos mais concorridos.
A todo momento surgem novos restaurantes em ruas e avenidas, mas nem todos possuem uma presença digital. em alguns casos até possuem, mas não é feita da maneira correta. Isso é um problema, visto que a procura de clientes por restaurantes é alta.
Por isso, é importante fazer com que o seu negócio seja sempre visto. O Instagram é uma das ferramentas mais poderosas e que pode ajudar no marketing digital do seu restaurante. Você pode fazer dele sua vitrine para atrair clientes.
Disponível gratuitamente para iOS (App Store), e Android (Play Store), o Instagram é atualmente um dos dez aplicativos mais baixados no mundo, com cerca de 800 milhões de usuários ativos por mês.
Somente no Brasil, o número de usuários chegam a 50 milhões. E aqui estão alguns dados interessantes sobre o aplicativo:
- A média de usuários ativos no Instagram diariamente é cerca de 500 milhões;
- A média de usuários ativos no Stories diariamente é de 300 milhões;
- O Instagram é utilizado por 52.1% das marcas;
- A média de fotos postadas diariamente é de 95 milhões em todo mundo;
- 32% de toda a Internet mundial está no Instagram;
- O Brasil é o segundo ranking do Instagram, com 50 milhões de usuários;
- 80% dos usuários seguem um perfil comercial;
- Cerca de 180 milhões de usuários chegam a um negócio via Instagram;
Isso mostra que não usar essa plataforma significa entregar de graça seus potenciais clientes para a concorrência. De acordo com o site Webstagram, pouco de mais de 275 milhões de posts possuem a hashtag #food. Isso significa que as pessoas adoram ver os registros de pratos, tirar as suas próprias fotografias e compartilhá-las.
Dicas
Para ajudar, separamos algumas dicas de boas práticas que os restaurantes precisam adotar para se autopromoverem junto aos fãs e potenciais clientes.
Invista na qualidade das fotos
Essa talvez esse seja a dica mais básica, porém primordial. É sempre importante ter o máximo de cuidado na hora de fotografar, pois é a foto que vai despertar a vontade dos clientes de consumirem no seu restaurante. O ideal é que se utilize uma câmera profissional, até mesmo um celular que possua uma câmera com melhor qualidade. Se for preciso, utilize o próprio Instagram para aplicar alguns efeitos.
Estimule seus clientes a publicarem fotos tiradas no seu restaurante
Várias pessoas compartilhando postagens sobre o seu restaurante ou sobre o seu prato, faz com que ele se popularize, atraindo mais pessoas para conhecer. Para estimular os clientes a praticarem isso, você pode oferecer uma recompensa para aqueles que fizerem uma publicação e te marcarem, por exemplo.
Uma ideia seria oferecer algum desconto ou um prato especifico para as melhores fotos divulgadas. É legal gerar um estimulo de interesse para as pessoas participarem.
Mostre os bastidores, compartilhe a rotina do estabelecimento
As pessoas gostam de se sentir parte do negócio, então compartilhar o dia a dia do estabelecimento faz com que elas conheçam todos os processos que o alimento passa até chegar à mesa. Compartilhe fotos e vídeos regularmente, isso fará com que você construa uma audiência.
Utilize as hashtags e geo-tagging
O uso das hashtags (#) e do geo-tagging ajudam as pessoas a encontrarem os posts relacionados ao seu restaurante. Crie uma hashtag e faça com que os seus clientes compartilhem fotos utilizando a respectiva hashtag.
Cases de Restaurantes que usam o Instagram
Carmel Winery & Catit
Os restaurantes Carmel Winery e Catit, ambos de Tel Aviv, em Israel, criaram um conceito chamado de Foodography. A ideia que esses dois restaurantes tiveram para atrair clientes mais jovens, usuários do Instagram, foi propôr um menu servido em louça especial, que permite tirar fotografias dos pratos com uma qualidade profissional.
The Limbo
Batizado de Limbo, o prato possui uma estrutura curva e elevada que funciona como um “backdrop”.
The 360′
O segundo, The 360′, traz um suporte para colocar o smartphone e um disco rotativo que possibilita fazer registros com um ângulo de 360° para vídeos curtos.
Olivença Cozinha Ibérica
O restaurante curitibano, Olivença Cozinha Ibérica, preparou uma “promoção” para a final da Champions League, que acontece no próximo sábado (26), as 15h45. O anúncio foi feito pelo Instagram do próprio restaurante (@olivencacozinhaiberica) em que eles convidam o público a arriscar um palpite sobre o placar do jogo, concorrendo ao sorteio de um voucher de R$ 150 para jantar na casa. Confira a postagem.
Instagram for Business
O Instagram for Business foi criado para perfis comerciais conseguirem medir os seus esforços na rede social. É com ele que as empresas conseguem ter métricas e relatórios mais consistentes. Até pouco tempo os únicos números que os analistas de marketing digital conseguiam mensurar eram curtidas, comentários e compartilhamentos; a partir de agora isso se expandiu a mais informações.
Saiba mais: https://business.instagram.com/