A importância do engajamento online para as marcas

 

Engajamento é o envolvimento e interação social com uma marca. O conceito vai além do número de seguidores ou curtidas em redes sociais e cria um relacionamento.

Com o desenvolvimento dos ambientes digitais, as pessoas mudaram seus comportamentos e a maneira de relacionar com as marcas também. O consumidor atual está mais exigente e conectado, recebendo mais influência da opinião de outras pessoas em sua tomada de decisão e interagindo cada vez mais com as empresas.

Com este novo cenário, uma nova exigência surgiu para o crescimento das empresas: o engajamento online. É por meio deste engajamento que os conteúdos da empresa são viralizados e as opiniões disseminadas, gerando valor para a marca.

Segundo pesquisas da Google e a Advertising Age apontam que 90,8% dos consumidores se engajam regularmente com marcas de forma online.

Por que as empresas precisam do engajamento online?

A partir do engajamento, se estabelece uma relação de lealdade entre marca e consumidor com envolvimento emocional. É por isso que as pessoas acabam se tornando defensores das marcas e melhorando imagem e reputação.


Enquanto 50% dos consumidores engajados realizam compra online diversas vezes por semana, apenas 8% daqueles que evitam o engajamento online compram com a mesma frequência. Ou seja, contar com uma estratégia para gerir o engajamento online de uma empresa é essencial para o aumento de vendas.


Ou seja, por meio dos consumidores engajados e os influenciadores é possível potencializar campanhas de marketing em diferentes canais.


Além disso, pesquisas ainda indicam o poder das recomendações em redes sociais. Segundo dados da PwC, 77% dos brasileiros são influenciados pelas redes sociais em dependem das redes sociais para orientar suas decisões de compra.

 

 

Como criar e melhorar seu engajamento online?


Toda estratégia possui pontos de atenção e melhoria. Neste caso, podemos salientar que os 86,2% das marcas que concordam que o engajamento é uma prioridade em seu planejamento, apenas 45,8% gerenciam ativamente as interações. Portanto, monitorar, gerenciar e interagir é essencial para manter e aumentar o engajamento. É uma parte que não pode faltar na estratégia.


Para gerar um bom engajamento, as pessoas precisam ver o seu conteúdo. Ou seja, é necessário um bom trabalho de distribuição. Além disso, tudo que for feito tem que estar alinhado ao posicionamento de sua marca e linguagem e assuntos de interesse do seu público.

 

Utilize métricas para uma melhor gestão de suas ações e engajamento. Você precisa de ferramentas e indicadores corretos para o acompanhamento. Por exemplo, número de seguidores não significa ter consumidores engajados com a sua marca.


Atualmente, é possível adotar uma série de ferramentas que trazem indicadores e diretrizes que demonstram exatamente quantos foram impactados, se houve interação e, o mais importante, a qualidade do engajamento, se foi eficaz ou não para seus resultados.


Agora que você entende o que é engajamento e já pensou nas ações, a melhorar forma para melhorar ao longo do trabalho é mensurar os resultados. Analise taxa de interação, tráfego, vendas, conversões, o alcance de influenciadores e determine valores para o seu engajamento.

 

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