PME em digital 101 - Construindo seu site com foco em resultados

 

 
Um termo internacionalizado para classificar estudos básicos é o ‘101’, ou o famoso passo-a-passo. Na definição do dicionário ele se apresenta como um aprendizado de base para a realização de um novo processo, isto é, o início de um contato aprofundado com o assunto em pauta. E neste post vamos conversar sem rodeios sobre as características fundamentais que todo site de PME deve possuir para então poder gerar resultados e atrair um volume significativo de visitas.
 
Antes mesmo de colocar seu site em prática é necessário que se tenha planejado cada etapa de seu desenvolvimento. Afinal, não se constrói uma casa sem desenhar uma planta antes. O site será sua casa no digital, onde os usuários serão convidados a entrar e, se a experiência for boa, com certeza voltarão e não só para um cafezinho.
 
Como principal fator estratégico, as PMEs devem ter objetivos muito bem traçados antes de se aventurar na web, bem como a noção do que será necessário para atingir cada um de seus objetivos sem perder o foco. Podemos até dizer que é um caso onde os meios realmente justificam os fins.
 
A seguir vamos listar características básicas para a principal finalidade de colocar sua empresa no meio digital: ganhar visibilidade no mercado e alavancar resultados. Um guia prático e essencial para o planejamento de seu site. Vamos falar então de PME em digital 101:
 

Conteúdo

Antes de erguer uma casa é preciso saber do que ela vai ser feita. Essa vai ser a matéria-prima do seu website, portanto, deve se investir em um conteúdo que seja concreto. Para ficar em evidência e aparecer bem no ranking dos sites de busca, o conteúdo fornecido e divulgado tem que se mostrar importante diante da visão do seu mercado, isto é, deve ter relevância para captar leitores junto à qualidade para mantê-los interessados.
 
Quanto mais leitores são atraídos, mais visível seu site fica na rede. Portanto, sua informação deve fazer valer cada clique. Desenvolva conteúdos originais e autorais que direcionem o público aos seus serviços, isso transmite credibilidade e transparência. E não se esqueça de produzir conteúdo com frequência.
 

On Time

Os usuários se mantém conectados praticamente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Logo, não adianta colocar o melhor de seu conteúdo e deixar a casa acumulando pó. O mercado é uma constante assim como o fluxo digital, e sua empresa deve se mostrar a par disso. Novidades surgem todos os dias, e os seus potenciais visitantes as procuram com frequência, o que faz com que os sites de busca valorizem sites com conteúdos atualizados.
 
Se fazer relevante diante dos olhos dos buscadores e seu público requer o timing de acompanhar notícias, inovações e novos conteúdos para que se possa entrar nos assuntos mais quentes posicionando sua empresa com prioridade. Além de contar com o fato de que os sites de busca privilegiam endereços que se mostram “vivos” na web.
 
Valorize seu site e observe onde pode estar sendo melhorado, seja até mesmo em design, conteúdo ou estrutura, sempre adaptando-o às exigências do mercado e interesses do público.
 

Estrutura

Essa é a hora de elaborar a planta da casa. Cada cômodo, a fachada e como tudo vai ser construído. É o jeito que seu site vai fazer sentido diante da percepção dos visitantes e um dos pontos principais para fornecer uma experiência agradável de explorar tudo o que sua empresa tem a oferecer.
 
Primeiro, organize em um mind mapping tudo o que será encontrado pelos usuários de acordo com o modo de navegação desejado. Relacione as páginas de acordo com os conteúdos para que se obtenha uma linha de raciocínio sobre cada clique. Levando em conta também que os serviços de busca fragmentam sites em componentes baseados na estrutura em que se apresentam.
 
Organização visual e informacional garante clareza no discurso e praticidade de leitura e entendimento. Isto é, privilegiar a experiência do usuário com foco em captação de novas visitas e retorno de antigos visitantes. Adote a filosofia do “menos é mais”, mantendo-se simples, direto e prático. Coordene títulos e faça o menu em divisões de conteúdo, utilize todos os recursos que possam tornar a navegação simples e intuitiva.
 

Acessibilidade

É importante que seu site mantenha uma didática para todos os visitantes, conversando não somente com seu público-alvo. Assim, faça com que ele se comunique sem deixar de lado o público em geral, porque sua proposta deve ser evidente a quem quer que seja o visitante, tanto para o caso de oferecer as soluções que ele procura como também para não fazer o usuário demorar para compreender sobre o que se trata sua empresa.
 
Dialogue com todos aqueles que representem potenciais visitas ao seu site, pois, estatisticamente falando, o número de amostras é diretamente relacionado à quantidade de conversões, isto é, quanto mais pessoas atingidas, maiores as possibilidades de novos negócios. Tente utilizar uma linguagem verbal e visual que seja abrangente, inclua somente os termos técnicos que são realmente necessários, para manter a atenção dos leitores e informar sem ruídos sobre o que é seu site, marca e empresa.
 
Mantenha o foco em seu público-alvo sendo ao mesmo tempo didático a qualquer usuário que represente uma vista. Construa um ambiente agradável de fácil acesso e entendimento, pois assim poderá ficar evidente quem é seu público até mesmo para quem não é seu público.
 

Layout

O visual da casa e cartão de visitas. Fazer um estilo próprio para seu site merece também muita atenção, pois seu layout complementa a acessibilidade de suas páginas junto à estrutura. A razão de visitantes que retornam ao seu conteúdo é ligada à como ele consegue enxergar as informações que são apresentadas.
 
Como principal consideração do estilo de sua empresa em web devem ser apresentadas funcionalidades inteligentes e práticas, ou seja, deve possuir uma interface bonita de se ver e interessante de ser explorada. Deve primeiramente encher os olhos do usuário para que o conforto visual junto às páginas de interesse trabalhem um design inteligente através do layout que estrutura seu site visualmente.
 
Se trata de uma combinação de características, pois seu site deve ser: legível, estruturado e visualmente comunicativo. Com muita ênfase sobre sua legibilidade, contendo textos agradáveis aos olhos com uma fonte que não canse a leitura e um trabalho de cores que privilegia tanto sua marca quanto a experiência visual, isto é, transmitindo os valores da empresa com os textos, imagens e cores do website.
 

Links Associados

Imagine que alguém chega na sua casa e gosta do quadro que está na sua sala. Não seria interessante contar a história da pintura, curiosidades sobre o artista e o contexto histórico em que ele foi elaborado? Com os usuários de seu site não é muito diferente. Associar links pertinentes ao conteúdo que é apresentado mostra conhecimento sobre o discurso e transmite confiança sobre a marca.
 
Inclua fontes relevantes para seu público, direcionando o usuário à conteúdos relacionados e complementares à proposta de seu site ou serviço. Faça sua empresa útil diante do consumidor. Lembrando também que as menções de links de seu site em outros, e vice-versa, qualifica resultados em SEO devido à posição de destaque do tópico em questão.
 
Faça questão de relacionar links que apenas agreguem valor ao que seu website e empresa oferecem. Não adianta lotar sua interface com links externos como tentativa de se tornar o primeiro resultado do Google. As ferramentas de pesquisa analisam qualitativa e quantitativamente as informações contidas em cada parte dos endereços web, portanto, espalhe por suas páginas apenas links com conteúdo alinhado ao que o usuário tenha mostrado interesse.
 

Fotos de Credibilidade

Atualmente, mais do que nunca, os usuários analisam imagens com uma visão crítica e apurada. Com tantos sites de vendas online onde todos podem ser compradores ou vendedores, as fotos promocionais de produto sofreram segmentações rigorosas. São desde divulgações profissionais de marcas com presença internacional até mesmo as fotografias tiradas pelo celular do vizinho que quer vender a bicicleta.
 
Portanto, para evitar que seu produto ou serviço fique perdido nesse fluxo, você deve manter o profissionalismo tanto no conteúdo de textos como também de imagens. Gerar uma representação visual é colocar o consumidor em contato direto ao seu produto ou serviço e por isso ele deve ser apresentado da maneira mais agradável visualmente, podendo até ser considerada uma promoção só pela beleza da imagem.
 
Uma fotografia bem representada pode garantir a credibilidade de toda a marca, por isso fuja das fotos amadoras: elas não vendem o seu produto ou serviço e muito menos os ilustram de maneira positiva na memória do consumidor. O investimento em fotografias profissionais evita dores de cabeça sobre possíveis vendas perdidas ou usuários desinteressados.
 
Como as pessoas não podem tocar ou testar seu produto você deve oferecer a melhor experiência dentro do digital, quase como uma degustação ou test drive, para transmitir confiança através de imagens que valorizem seu produto e tragam credibilidade à marca.
 
Pronto para planejar o site de sua empresa? Analise todas as estratégias e objetivos para já começar a gerar visibilidade e alavancar resultados para o seu negócio. E se precisar de uma ajuda para seu desenvolvimento web pode contar com o DNA Sites, o serviço de sites rápidos, profissionais e baratos.

 

 

Comunique-se Workr

 

Solicite uma demonstração

Receba informações sobre nossa poderosa plataforma de Digital PR

Um termo internacionalizado para classificar estudos básicos é o ‘101’, ou o famoso passo-a-passo. Neste post vamos conversar sem rodeios sobre as características fundamentais que todo site de PME deve possuir para então poder gerar resultados e atrair um volume significativo de visitas.
  •   
logo comunique-se

Copyright © 2016 Comunique-se

Comunique-se S/A - CNPJ: 04.558.476/0001-01 - Rua da Ajuda, n° 35 - 30° andar - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20.040-915
Telefone: (21) 2524-6007

imgCaptha